CAMPANHA

Conta internacional: o que é e como ter a sua


  • Olhar Econômico
  • 24 de Setembro de 2025 | 08h36
 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A crescente busca por diversificação e segurança tem levado cada vez mais brasileiros a investir no exterior. Proteger o patrimônio das incertezas do mercado local e acessar oportunidades em economias mais fortes são os principais atrativos.

Diante desse cenário, abrir uma conta internacional é um passo fundamental para quem deseja expandir o seu portfólio de investimentos. Mas quais seriam as vantagens?

- Diversificação de portfólio e proteção frente à volatilidade do mercado local;

- Acesso a investimentos em bolsas e produtos financeiros globais;

- Conveniência para transações internacionais, viagens e pagamentos em moeda estrangeira.

E quais seriam os riscos?

- Volatilidade cambial: os investimentos e saldos em moeda estrangeira podem variar conforme a taxa de câmbio;

- Impostos e obrigações fiscais: brasileiros devem declarar contas no exterior à Receita Federal (DCBE) e pagar impostos sobre rendimentos obtidos fora do país;

- Custos adicionais: taxas de câmbio, remessas e manutenção podem variar. Sempre consulte as tabelas oficiais das instituições.

O BTG Pactual oferece uma experiência global integrada para quem já é cliente no Brasil, unificando a gestão financeira nacional e internacional em um só lugar. Inclusive é possível contar com minha assessoria exclusiva para abrir sua conta internacional.

Vantagens da conta internacional BTG Pactual:

- Moeda: Conta corrente e de investimentos em dólar.

- Cartão de Débito: Oferece um cartão de débito internacional para compras e saques em todo o mundo.

- Taxas: Não há custo para abrir a conta. A mensalidade é de US$ 1, com isenção nos primeiros 12 meses ou para clientes com assessoria.

- Câmbio: Operação de câmbio instantâneo disponível 24 horas por dia, permitindo envio de recursos com poder de compra imediato.

- Investimentos: Acesso a diversos ativos do mercado americano, como Ações, REITs, ADRs, ETFs, títulos de renda fixa (tesouro americano) e fundos de investimento.

- Integração e Segurança: As contas internacionais são totalmente integradas aos aplicativos BTG Banking e BTG Investimentos que o cliente já utiliza no Brasil. A conta de investimentos é vinculada à corretora BTG Pactual US Capital, membro do FINRA/SIPC, e a conta banking é disponibilizada através do Regent Bank, membro do FDIC.

Desejando fazer sozinho, também é possível a abrir sua conta:

1. Acesse o app BTG Banking ou BTG Investimentos. Para abrir, é preciso ser cliente BTG no Brasil e ter as contas Banking e Investimentos ativas.

2. No menu, selecione “Contas Internacionais” e clique em “Abrir contas”.

3. Confira seus dados e preencha as informações adicionais solicitadas, como status empregatício.

4. Leia e aceite os termos de uso e disclaimers.

5. Passe pela verificação de segurança, que inclui reconhecimento facial e foto do documento de identidade.

6. Sua solicitação será analisada pela equipe do BTG, que retornará em breve com o status da abertura.

Na hora de escolher sua conta internacional, o veredito final vai depender muito do seu perfil e necessidades. Também é fundamental considerar o atendimento ao cliente e estar atento aos custos adicionais e às obrigações fiscais, como taxas de câmbio, remessas e manutenção, bem como à obrigatoriedade de declarar contas no exterior à Receita Federal, consultando sempre as tabelas oficiais e os regulamentos aplicáveis.

Por Paulo Nascimento Filho, empresário, assessor de investimentos pela Ancord, influenciador e criador de conteúdo sobre finanças e educação financeira.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *