Na vida tudo tem seu momento, tempo de semear, tempo de colher, tempo de aprender e de aplicar o que aprendeu, de nascer e de morrer.
A atuação cívica também tem seus espaços e momentos.
Quem se dedica a atuação política precisa compreender que agir no momento errado, mesmo que por razões certas, traz resultados diferentes do esperado, não raras vezes nocivos.
A construção política de uma sociedade mais próspera, justa e fraterna acontece a partir do entendimento, da construção de consensos, do encontro de caminhos comuns mesmo em pautas divergentes. Transformar a atuação política em eterno palanque, em máquina caça-cliques, esteriliza o potencial produtivo das sociedades humanas.
Na política, há o tempo da disputa eleitoral, belicoso, duro e do qual só recomendo participar aos que estejam muito bem emocionalmente. Entretanto, também há o tempo da construção de pautas, do fazer avançar soluções importantes ao conjunto dos povos, do caminhar inexorável da história rumo ao progresso das nações.
Precisamos compreender esses momentos, contribuir em suas discussões de construções e precisamos ter em nosso íntimo a certeza de que mudar o mundo começa em mudar a nós mesmos, que nossa maior batalha está em vencermo-nos todos os dias. Quem não vence o despertador de manhã, não está preparado para nada maior.
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar