Minha mãe, diretora de uma escola estadual por uma vida, está enfrentando um grande desafio.
Do alto de seus 75 anos, foi solicitada a gravar um vídeo para o aniversário da escola. Não está sendo fácil, mas ela vai conseguir.
Isso me levou a refletir sobre nossos legados de comportamento. Filho de pais tímidos, cresci absurdamente acanhado, bicho do mato mesmo, do tipo que tinha dificuldade para conversar com estranhos, fazer amizades, negociar...
Mas, a vida nos propõe desafios, alguns chegam cedo, outros, já no alcançam de cabelos brancos. E a vida, nos dizia Guimarães Rosa, quer de nós coragem.
Quando me apercebi do quanto a timidez me era prejudicial, passei a tentar superá-la. Difícil, como ensinar novos truques a um cachorro velho, mas lá fui eu. Estudei a respeito e comecei a me colocar propositalmente em situações desafiadoras. Muitos taquicardias e suores depois, estou bem avançado no processo de vencer essa limitação comum e terrível que é ser tímido.
Um curso de oratória que fiz em Campinas ajudou bastante e me deu algumas ferramentas básicas para o que viria depois.
Organizei um congresso, o “Primeiro Encontro de Ortodontia do Norte Fluminense”, foi um sucesso que me custou noites sem dormir e episódios de muita ansiedade. Foi difícil para min, mas foi algo que me deixou um passo mais perto de vencer a timidez e que deixou um novo desafio, um convite para palestrar no Encontro do Grupo Straight-Wire (um grupo de estudos de ortodontia, especialidade da odontologia) em Campinas. Mais noites sem dormir, mais episódios de ansiedade, mas, mais um desafio superado.
Daí que me veio a ideia (meio louca até naquele momento) de dar vazão a algo que me sentia chamado a fazer, mas para o qual nunca havia me sentido suficientemente preparado. Assumir participação política de forma mais ativa, pra min, era um dever cívico, algo que via como obrigação de cidadão consciente. E aí sim vieram os desafios grandes de verdade. Falar em público é difícil, para alguém tímido é quase a morte, mas falar em público, no palco, nas ruas, em vídeos e entrevistas pedindo voto é inimaginável.
Foram anos desde a primeira entrevista com mãos geladas, o primeiro discurso em palanque rápido e tentando me esconder atrás das outras pessoas, até a candidatura a prefeito na última eleição, infelizmente sem a experiência do debate ao vivo.
Do garoto tímido ao domínio do palco foi uma trajetória repleta de desafios que exigiu muita coragem, que trouxe muita satisfação e deixa uma lição muito valiosa.
As heranças comportamentais podem ser superadas e um mundo muito maior e repleto de aventuras te espera além da linha de chegada.
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar