ZAP HOME - VERMELHO

Onda de calor e exercícios ao ar livre


  • RC em Ação
  • 21 de Novembro de 2023 | 08h57
 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nas últimas semanas, sentimos na pele uma onda de calor intensa em todo país e em nossa Campos dos Goytacazes, não foi diferente. 

E esse aumento de temperatura atinge diretamente os praticantes de exercícios ao ar livre, e cuidados e orientações devem ser seguidas para que o exercício tão necessário, não seja prejudicial à saúde. 

Primeiramente deve-se atentar a escolha de um horário ameno, evitando horários de pico de temperatura. 

Substituir o cárdio da rua para uma academia, de preferência climatizada pode ser uma boa escolha. 

A hidratação deve sempre estar em dia para todos e durante altas temperaturas, a atenção para o antes e durante as atividades com água e eletrólitos devem ser redobradas. 

O cuidado com a pele (independe da onda de calor) através de filtros e protetores solares. 

Roupas leves e confortáveis mais do que nunca serão ideais. 

Praticantes dos grupos de risco devem ficar atentos ao aumento da frequência cardíaca que é acentuada em altas temperaturas e realizar exercícios com total orientação profissional. 

Por fim, para os atletas amadores que nessa época do ano competem em horários normalmente já quentes, devem colocar na balança junto ao seu Treinador se treinar nesses horários mais quentes será positivo para competição! 

Minha orientação profissional é que não podemos e não devemos parar, ajustes no volume e intensidade podem ser ótimas opções para a continuidade dos treinos não só nessa onda de calor, e sim até o término do verão. 

Bons treinos e cuidam-se. 

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *