Campos vem investindo em segurança viária e em um trânsito mais eficientes para promover uma mobilidade sustentável para a cidade. A nova sinalização viária e a implantação de ciclofaixas em ruas e avenidas no município, tem contribuído para a segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas.
Desde o ano passado, tenho observado um olhar diferenciado da atual gestão do IMTT (Instituto Municipal de Trânsito e Transporte), um órgão que em outras gestões era ocupado por cargos políticos, hoje dá lugar a um corpo técnico e profissional, que tem um grande desafio pela frente, em organizar o trânsito da maior cidade do interior do estado.
Os desafios para atual equipe técnica comandada por Nelson Godá, vai muito além da implantação das ciclofaixas e revitalização da sinalização viária. O maior problema hoje enfrentado pela população é a carência de um transporte público com qualidade e eficiência. Mas, o município dá sinais de que o problema será resolvido em breve com a entrega dos terminais de integração, que tem o objetivo de proporcionar conforto aos usuários e de levar o transporte público a localidades antes não atendidas.
Outro desafio que muito preocupa aos campistas, é a violência no trânsito, a imprudência dos motoristas, a falta de fiscalização e sinalização, são os ingredientes principais que contribuem para a escalada da violência no trânsito. Tudo isso se soma a uma impunidade no trânsito, onde diariamente qualquer cidadão ao sair na rua vai presenciar um verdadeiro show de imprudência praticada por motociclistas e motoristas. As infrações são as mais variadas, seja no avanço de sinais que é o mais comum, como motociclistas trafegando na contramão e sem o devido uso dos equipamentos, além do excesso de velocidades nas principais avenidas da cidade. Quantas vidas perdidas por causa da irresponsabilidade no trânsito. Cabe a nós motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres fazermos o nosso papel para um trânsito mais seguro.
Mas, infelizmente enquanto a população não se educar, caberá ao agente público utilizar de instrumentos de fiscalização para punir os infratores, seja através da fiscalização com guardas de trânsito, seja através de equipamentos eletrônicos.
Já passou da hora, mas ainda em tempo, a prefeitura de Campos divulgou recentemente que está em fase final de licitação a contratação de uma empresa para a instalação de 260 equipamentos eletrônicos para a fiscalização do trânsito de Campos, essa medida visa trazer maior segurança para quem trafega pelas ruas e punir quem pratica imprudência no trânsito.
No último mês, começaram a ser implantados na cidade um novo sistema de semáforos inteligentes que são interligados para o controle do tráfego de veículos automaticamente e em tempo real, a fim de evitar retenções e engarrafamentos. A tecnologia faz a leitura e captura de placas de veículos, sendo um auxílio para os órgãos da segurança pública, como a Polícia Militar e Polícia Civil, pois, havendo alguma intercorrência, podem solicitar ao IMTT informações.
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar