KOMEDI

Dia do Jornalista: o combate aos “oportunistas” se torna essencial para a defesa do jornalismo profissional


  • Opinião NF
  • 07 de Abril de 2023 | 10h23

Nesta sexta-feira, dia 7 de abril, é comemorado no Brasil o Dia do Jornalista, a data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de maneira imparcial e ética.

Em meio a uma onda de notícias falsas que tomam as redes sociais nos últimos anos, o trabalho do jornalismo profissional nunca se fez tão necessário.

Vivemos uma luta diária para levar a informação, com credibilidade, ao público, com apuração dos fatos, checagem dos conteúdos veiculados na internet e comprometimento com a verdade.

A internet hoje, está contaminada por "oportunistas" de plantão que utilizam as redes sociais de forma irresponsável e com o único objetivo de conquistar likes. Esses "oportunistas", não tem qualquer comprometimento ou responsabilidade com o trabalho jornalístico, de levar a verdade dos fatos para a sociedade. Esse papel é exclusivo da profissão e cabe somente ao jornalista!

Hoje, o nosso trabalho tem cada vez mais importância para a construção de uma sociedade, principalmente para o combate da onda de desinformação, as chamadas “fake news”.

Infelizmente, vêm se tornando recorrentes os ataques a jornalistas e à liberdade de imprensa, principalmente por políticos que usam da tribuna para atacar o trabalho da imprensa e usam a justiça para intimidar jornalistas e veículos de comunicação, colocando em risco à democracia.

É preciso que as autoridades respeitem o trabalho jornalístico e a imprensa profissional. Sejam eles de natureza política, jurídica, policial, entre outros setores. Somos profissionais e merecemos respeito!

REDES SOCIAIS x JORNALISMO

O surgimento das redes sociais ocasionou um fenômeno responsável pela desmoralização do conteúdo verossímil. Atualmente, é comum observarmos diferentes tipos de produções com teor jornalístico vinculados no FacebookYoutubeTwitterInstagram e de mais redes sociais por quem não é necessariamente jornalista.

Nessa nova era, todos possuem o poder de comunicar, noticiar e produzir. No entanto, a informação é postada, repassada e muitas vezes isso acontece com pouca ou nenhuma apuração. Isso acontece sem respeitar os critérios, deveres e a ética de noticiabilidade que servem como base para a boa prática da profissão.

Em nenhuma outra época houve tanta informação disponível que pode ser acessada facilmente e compartilhada. E é aqui que mora um dos riscos das redes sociais como fontes de notícias.

Valorize o jornalismo profissional e consuma notícias nos veículos de comunicação tradicional e oficial de sua cidade ou região. Cuidado com os falsos sites de notícias que não são vinculados a nenhum veículo de comunicação, eles são apenas objetos construídos por “oportunistas” que visam apenas os seus interesses pessoais e que não tem qualquer compromisso em levar conteúdo de qualidade para a sociedade.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *