Com a proximidade das festas de final de ano, temos o costume de fazer reflexões sobre nossa vida e sobre o ano que passou, as chamadas retrospectivas, recordando momentos difíceis superados e os momentos de felicidades aproveitados, como também pensando nas metas alcançadas e as metas não alcançadas. Por isso, consequentemente criamos novas metas para o ano que se aproxima e criar metas é algo fundamental para nossa saúde mental. Porém, além das metas, descobrir a motivação para cumpri-las é ainda mais significativo.
Segundo Keyes Shmotkin & Ryff, 2002: “A consciência sobre a existência de um processo de constante deslocamento de metas em relação a objetivos mais elevados favorece o ajustamento e a maturidade individual.”
Por isso, um dos aspectos importantes na construção das metas são:
Ao focarmos nas ações diárias que nos levam na direção dos nossos objetivos, evitamos que a nossa ansiedade nos traga angústia e aflição.
A automotivação consiste na facilidade de elaborar planos para a própria vida, de modo a criar, acreditar, planejar, persistir e manter situações propícias para a concretização das metas futuras, com esperança e otimismo.
Feliz 2023!
Um grande abraço, até a próxima postagem.
Sérgio Alexandre Sá
Psicólogo
CRP 05/58383
Referências:
https://rockcontent.com/br/blog/como-definir-metas/
As metas para 2021 e os cuidados com a Saúde Mental - Mundo RH
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar