ZAP HOME - VERMELHO

“Se o bem e o mal existem você pode escolher. É preciso saber viver”


  • Papo de Psicólogo
  • 01 de Dezembro de 2022 | 17h38

Recordando esse trecho da música de Erasmo Carlos e Roberto Carlos (1996), vamos essa semana fazer uma homenagem a todos os profissionais da música. Erasmo Carlos, um excelente cantor e compositor, de forma fascinante construiu a sua trajetória de vida dedicando grande parte do seu tempo à música. Foi no último dia 22 de novembro que ele deu o seu adeus a todos nós, no mesmo dia em que é comemorado o dia do músico.

A profissão de músico, é essencial para a construção da arte e cultura de forma geral, impactando diretamente na nossa vida. O músico nos proporciona a oportunidade de ouvir o som de diversos instrumentos, cantar várias melodias e confraternizar em momentos que ficam eternizados em nossas vidas.

A música auxilia a nos conectarmos com as nossas emoções. E o músico, tem papel fundamental para isso, ou seja, transmitir emoções através da música de forma que outras pessoas consigam se conectar. Além de ser terapêutica, a música emerge três dimensões psicológicas do indivíduo: cognitiva, emocional e social.

Segundo Altenmüller e Schlaug (2012): “...podemos dizer que experiência da música é provavelmente a mais emocional, senso-motora e cognitiva das experiências humanas. Envolve: ouvir, ver, sentir, mover e coordenar, lembrar e antecipar. É frequentemente acompanhada por emoções profundas que resultam em felicidade, alegria, tristeza ou experiências intensas e avassaladoras que se manifestam em reações corporais, como lágrimas ou arrepios pela espinha.”

Como Erasmo Carlos, diversos musicistas se dedicam de forma impar a essa profissão e levam cultura e entretenimento a todos nós.

Então, não deixe essa data passar despercebida! Vamos recordar para que possamos valorizar o trabalho desses profissionais e parabeniza-los por tanta dedicação.

Se conhece um músico, aproveite e mostre o quanto o admira!

 

Um grande abraço, até a próxima postagem.

 

Sérgio Alexandre Sá

Psicólogo

CRP 05/58383

 

Referências:

 

Marques & Fonte 2018.pdf (ufp.pt)

 

Música: Arte ou entretenimento? - SABRA - Sociedade Artística Brasileira

 

Versão Final - V12_Dissertação Alexandra Marques_R07.pdf (ufp.pt)

Vista do O uso da música como recurso terapêutico em saúde mental. (usp.br)

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *