No dia 7 de novembro, a Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) promoveu uma assembleia extraordinária para receber um grupo de representantes da Associação Comercial do Rio de Janeiro. O objetivo foi aumentar o intercâmbio de ideias e informações com vistas a melhorias das atividades e representatividade das entidades. Dentre as pautas discutidas, as principais questões ficaram por conta da necessidade de criação de um conselho de jovens como plano de perpetuação da visão associativista do comércio e indústria locais, além da dinâmica tributária do estado do Rio de Janeiro, que causa evasão fiscal e perda de competitividade das empresas.
No encontro, o empresário Mauricio Vicente destacou a necessidade da promoção de agendas para a ampliação das discussões sobre as duas temáticas, entendendo que a criação do conselho de jovens é algo relevante e pode ser instituído após mais algumas rodadas de reuniões entre os associados, para encontrar o melhor modelo. Quanto ao pleito pela revisão tributária, o empresário sugeriu que a federação das associações comerciais realizasse uma reunião com todas as entidades do estado por entender que o pleito é comum a todas.
Outra novidade importante é a realização de um planejamento estratégico para a ACIC. Fernando Antônio Loureiro, primeiro secretário da entidade e entusiasta da ideia, revela que esse plano será fundamental para a definição da missão da organização e de diretrizes de atuação diante da complexidade do cenário econômico atual. A inovação também é uma importante pauta que pode ser aproveitada por meio de parcerias com as instituições de ensino superior da cidade, considerando que Campos é um importante polo educacional, com destaque para os vários programas de mestrado e doutorado, além de um ecossistema de empreendedorismo e inovação já atuante no território.
O presidente Fernando Loureiro e o vice Leonardo Abreu também apontaram caminhos importantes para o desenvolvimento econômico da cidade ressaltando vários diferenciais da cidade na região como a localização, que favorece a logística, os serviços de qualidade, o polo cerâmico etc. Com os mais de 130 anos de existência, a ACIC se reinventa e mostra ser possível adaptar-se às mudanças e contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento local e regional.
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