Google News

O sorriso, é o melhor remédio para o otimismo


  • Papo de Psicólogo
  • 20 de Outubro de 2022 | 17h53

No início de Outubro, mais precisamente na primeira sexta-feira do mês, comemora-se um ato muito importante para a nossa saúde mental: O ato de sorrir. O dia mundial do sorriso, também mundialmente conhecido como: Word Smile Say, foi celebrado pela primeira vez em 1999. A ideia deste dia, foi criada pelo inventor do Smile, o design gráfico Harvey Ball, aquele desenho de um rosto amarelo redondo sorridente que enviamos através de aplicativos de mensagens instantâneas. Ele dedicou o dia do sorriso à sua cidade, Massachusetts nos Estados Unidos e rapidamente essa iniciativa se espalhou pelo mundo todo.

Falar sobre o sorriso, também é falar sobre a nossa saúde mental e física, sorrir traz diversos benefícios para a nossa saúde.

No momento que estamos sorrindo, o hipotálamo (uma pequena região na base do cérebro) libera endorfina, um hormônio com propriedades analgésicas e relaxantes para o corpo, que inibe a irritação e o estresse, proporcionando uma sensação de bem estar ao indivíduo.

O riso faz com que o nosso coração bata mais rápido; as artérias dilatam, causando uma boa sensação; os pulmões expelem grandes volumes de ar em alta velocidade, movendo o diafragma e ajudando a respiração; os músculos abdominais se contraem, o que é bom para a vesícula.

Sendo assim, as boas e sinceras risadas podem proporcionar equilíbrio aos nossos componentes do sistema imunológico, sistema que nos auxilia na luta contra as doenças.

Mas, não podemos esquecer de cuidar da nossa saúde bucal, para que nos estimule cada vez mais a sorrir. A boca e os dentes constroem o nosso sorriso, representam a nossa singularidade e é uma forma de comunicação não verbal. Já parou pra pensar quantas vezes você não precisou nem falar, mas apenas sorriu para que as pessoas compreendessem o quanto feliz você estava?

Por isso, a dentista especialista em Ortodontia Dra. Marcelle Sá diz: “Cuidar do sorriso vai além de ter dentes brancos e perfeitos, a saúde bucal é um papel importante para garantir que nosso corpo esteja saudável. É através de um bom cuidado que manteremos nossos dentes sem cáries e doenças periodontais, evitando assim, infecções bucais (que podem provocar doenças cardíacas), mal hálito (pode estar associado ao estômago), dores de cabeça (associado a má oclusão e perda dos dentes).

É necessário fazer visitas ao dentista periodicamente; ter uma escovação correta dos dentes, língua e gengiva; utilizar continuamente os enxaguantes bucais e passar fio dental.

Conversar com um especialista, te ajudará a descobrir qual é o melhor tratamento para o cuidado com sua saúde bucal. Vale ressaltar que cada indivíduo possui suas próprias particularidades, por isso deve ser avaliado pelo profissional correto, para que você consiga um resultado harmonioso.”

Então cuide-se e sorria com mais frequência, descubra o que te faz rir e faça isto mais vezes (leia ou assista isto), cerque-se de pessoas engraçadas e esteja com ela sempre que puder, desenvolva seu próprio senso de humor. E, sorria!  Porque o sorriso é o melhor remédio para o otimismo.

 

Um grande abraço, até a próxima postagem.

 

Sérgio Alexandre Sá

Psicólogo

CRP 05/58383

 

Referências:

O riso e o corpo: reflexões acerca do riso e sua relação com o biopoder | Maciel Vargas Sousa | Revista de Letras (utfpr.edu.br)

(PDF) A importância da saúde bucal na reabilitação psicossocial: Sorrir e cuidar em saúde mental | Rosane Mara Pontes de Oliveira - Academia.edu

8 benefícios do sorriso para a saúde física e mental (curas-naturais.pt)

Hoje é o Dia Mundial do Sorriso: Por que sorrir faz bem! - greenMe

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *