ZAP HOME - VERMELHO

Inteligência emocional


  • Papo de Psicólogo
  • 22 de Setembro de 2022 | 15h08
 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um conceito muito utilizado atualmente. A inteligência emocional, é uma habilidade do ser humano que pode ser desenvolvida ao longo de sua vida. É a capacidade de compreender as suas emoções e as emoções dos outros, com intuito de solucionar problemas, buscando uma comunicação mais assertiva. A inteligência emocional faz parte do nosso processo de autoconhecimento, pois nos auxilia a lidar com varias situações em todas áreas de nossa vida (no nosso serviço, no âmbito familiar, nas nossas relações sociais e no foco dos nossos sonhos e objetivos).

Conseguir tomar decisões em momentos de dificuldades, melhorar os relacionamentos interpessoais, vai decorrer de como os pensamentos e as emoções são gerenciadas.

No livro, O que é inteligência emocional? de Mayer Salovey (1997), diz que: A inteligência emocional envolve a capacidade de perceber acuradamente, de avaliar e de expressar emoções; a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual.

Então para desenvolver a sua inteligência emocional (IE), busque práticas do autoconhecimento como:

- Observar e analisar seu próprio comportamento;

- Aprender a trabalhar as emoções negativas;

- Expor o que se sente e expressar sua opinião;

- Desenvolver o sentimento de empatia;

- Formular uma resposta ao invés de reagir;

- Conhecer seus limites.

Aperfeiçoar a nossa inteligência emocional faz parte de um processo de autoconhecimento, precisamos ter paciência com nosso próprio tempo e nossos limites, pois, também é um conceito maleável que pode ser modificado ao longo da nossa vida. Pratique e tenha paciência, pois os resultados são satisfatórios.

Um grande abraço, até a próxima postagem.

 

Sérgio Alexandre Sá

Psicólogo

CRP 05/58383

 

Referências:

SciELO - Brasil - Inteligência emocional: um construto científico? Inteligência emocional: um construto científico?

SciELO - Brasil - Inteligência emocional: teoria, pesquisa, medida, aplicações e controvérsias Inteligência emocional: teoria, pesquisa, medida, aplicações e controvérsias

Inteligência emocional: 10 princípios psicológicos para desenvolver (psicologiaviva.com.br)

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *