Um conceito muito utilizado atualmente. A inteligência emocional, é uma habilidade do ser humano que pode ser desenvolvida ao longo de sua vida. É a capacidade de compreender as suas emoções e as emoções dos outros, com intuito de solucionar problemas, buscando uma comunicação mais assertiva. A inteligência emocional faz parte do nosso processo de autoconhecimento, pois nos auxilia a lidar com varias situações em todas áreas de nossa vida (no nosso serviço, no âmbito familiar, nas nossas relações sociais e no foco dos nossos sonhos e objetivos).
Conseguir tomar decisões em momentos de dificuldades, melhorar os relacionamentos interpessoais, vai decorrer de como os pensamentos e as emoções são gerenciadas.
No livro, O que é inteligência emocional? de Mayer Salovey (1997), diz que: A inteligência emocional envolve a capacidade de perceber acuradamente, de avaliar e de expressar emoções; a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual.
Então para desenvolver a sua inteligência emocional (IE), busque práticas do autoconhecimento como:
- Observar e analisar seu próprio comportamento;
- Aprender a trabalhar as emoções negativas;
- Expor o que se sente e expressar sua opinião;
- Desenvolver o sentimento de empatia;
- Formular uma resposta ao invés de reagir;
- Conhecer seus limites.
Aperfeiçoar a nossa inteligência emocional faz parte de um processo de autoconhecimento, precisamos ter paciência com nosso próprio tempo e nossos limites, pois, também é um conceito maleável que pode ser modificado ao longo da nossa vida. Pratique e tenha paciência, pois os resultados são satisfatórios.
Um grande abraço, até a próxima postagem.
Sérgio Alexandre Sá
Psicólogo
CRP 05/58383
Referências:
Inteligência emocional: 10 princípios psicológicos para desenvolver (psicologiaviva.com.br)
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar