Um filósofo popular brasileiro costuma dizer que churrasco não é simplesmente comida, mas uma instituição brasileira criada para confraternização. Quem deseja simplesmente comer carne deve procurar um restaurante. Mario Sergio Cortella, quando discorre sobre essa temática, aponta que o churrasco está em nossa cultura e nos oportuniza experiências íntimas com nossos familiares e amigos, um tanto escassas com a concorrência da tecnologia, especialmente das redes sociais.
Em Campos, abrir um restaurante que serve churrasco aumenta significativamente a chance de sobrevivência do estabelecimento dada a predileção do campista por esta comida. As butiques de carnes também proliferam na cidade. No último levantamento, eram dezoito empresas nesse segmento. Essa sofisticação vem acompanhada da necessidade de capacitar os churrasqueiros diante da diversidade de cortes e estratégias para proporcionar mais sabor e deixar a carne mais macia.
Até pouco tempo, esse papel de churrasqueiro era desempenhado pelos tiozões e cunhados sempre envoltos em rituais de preparação da carne, escolha do carvão, separando o pão velho embebido em álcool para atear fogo e iniciar as labaredas responsáveis pelo assamento. A realidade hoje é outra. A gourmetização chegou ao churrasco e não dá para ficar de fora das novidades que cercam essa importante instituição brasileira.
Aqui em Campos, temos o privilégio de abrigar a melhor escola de churrasco do Rio de Janeiro, a Brazza, comandada pelo chef Rafael Fernandes, que desponta como a mais versátil e tecnológica do estado, aliando toques de tradição e bom humor do seu talentoso criador. Suas brilhantes dicas para o melhor corte e tempero estão disponíveis em um canal do YouTube e também no Instagram da escola. Na última segunda-feira (12/09), durante a gravação de um podcast, tive o prazer de testemunhar as habilidades do Rafael na elaboração de um NY Steak Bone in corte que, confesso, nunca tinha ouvido falar, mas que apresentou muita maciez e sabor incomparável. O melhor, no entanto, foi a oportunidade de conversar com uma pessoa do bem, um amigo inovador, que hoje ostenta esse patamar de dirigir a melhor escola de churrasco do estado.
Confira o nosso bate papo em: https://www.youtube.com/watch?v=zdl_Zek7fcw
Instagram da BRAZZA: @segredodabrazza
Instagram do chef Rafael Fernandes: @RafaelFernandesChef
1 Comentário
Comentar