Google News

O fim do limite nos atendimentos psicológicos pelos planos de saúde


  • Papo de Psicólogo
  • 28 de Julho de 2022 | 15h59

A partir do dia 1º de agosto, os clientes de planos de saúde passarão a ter possibilidade de atendimentos psicoterápicos ilimitados. Em reunião extraordinária realizada no dia 11 deste mês, a direção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou o fim da limitação do número de sessões psicológicas. Essa decisão favorece todos usuários dos planos que possuem qualquer doença ou situação de saúde catalogada pela Organização Mundial de Saúde pela Classificação Internacional de Doenças (CID).

Sendo assim, com essa determinação, os planos de saúde serão obrigados a fornecer aos seus usuários a quantidade necessária de sessões prescritas pelo profissional de saúde responsável, sem limitações. Anteriormente o número de consultas cobertas era limitada de acordo com cada tipo de doença.

Além de atendimentos psicológicos, a ANS também aprovou para as sessões de fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

De acordo com a ANS, a iniciativa tem o objetivo de promover a igualdade de direitos aos usuários da saúde suplementar e padronizar o formato dos procedimentos atualmente assegurados.

É um verdadeiro avanço para os usuários de planos de saúde, que muitas vezes tinham o seu recurso terapêutico interrompido pelo limite imposto pelo plano, podendo até regredir no tratamento.

Essa decisão reafirma a importância do atendimento psicoterápico para o tratamento de transtornos psicológicos e para o bem estar do indivíduo.

Um abraço, até a próxima postagem.

 

Sérgio Alexandre Sá

Psicólogo

CRP 05/58383

 

Referências:

 

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/07/11/plano-de-saude-ans-poe-fim-a-limite-de-sessoes-com-psicologo-fisio-fono-e-terapeuta-nas-doencas-listadas-pela-oms.ghtml

https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias-1/periodo-eleitoral/ans-acaba-com-limites-de-cobertura-de-quatro-categorias-profissionais

https://spbancarios.com.br/07/2022/ans-acaba-com-limite-para-consultas-com-psicologos-e-fisioterapeutas#:~:text=No%20%C3%BAltimo%20dia%2011%20de%20julho%2C%20em%20reuni%C3%A3o,sess%C3%B5es%20com%20psic%C3%B3logos%2C%20fonoaudi%C3%B3logos%2C%20terapeutas%20ocupacionais%20e%20fisioterapeutas

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *