Campanha site

Parabéns, São João da Barra! Conheça os 4 nomes da cidade: Da origem à atualidade


  • Administração move o mundo
  • 17 de Junho de 2022 | 12h18
 Reprodução
Reprodução

Hoje, dia 17 de junho de 2022, São João da Barra faz aniversário de 172 anos de elevação a categoria de cidade, mas a gente sabe que essa história começou muito antes com os índios goitacá e, posteriormente, lá pela década de 1620, com um arraial de pescadores. O mês de junho é um mês muito especial para nossa cidade. Foi nesse mês que nosso município foi elevado, primeiro para vila e depois para cidade. Nas minhas redes sociais sempre posto algumas fotos antigas e falo um pouco da história da cidade, mas hoje resolvi trazer para cá os 4 nomes que o território que vivemos hoje já levou. Você conhece?

1️⃣ A primeira tentativa de povoação e exploração econômica de São João da Barra ocorreu quando o Brasil ainda era dividido em capitanias, na então Capitania do Paraíba do Sul.

2️⃣ No início da década de 1620, Lourenço do Espírito Santo, acompanhado de 30 famílias, estabeleceu-se na foz do Rio Paraíba, atraídos pela pesca fácil e abundante da região. Após oito anos, por questões de segurança, Lourenço decide montar uma aldeia num local mais alto a 4km da foz. Essa aldeia provavelmente era chamada de São João do Paraíba do Sul. Digo provavelmente, pois mesmo depois da elevação a categoria de vila e a troca de nome, muitas pessoas ainda chamavam a atual São João da Barra por esse nome.

3️⃣ A aldeia de São João do Paraíba do Sul já possuía uma igreja e mais de 30 casas ao redor, mas ainda faltava uma Casa de Vereança para ser elevada à categoria de Vila. Em 6 de junho de 1676, com a criação da Casa de Câmara e eleição do Senado, a aldeia foi elevada à categoria de Vila de São João da Praia. As primeiras reuniões da Câmara se deram na casa do Sargento Mor João Velho Pinto e algumas na varanda da Igreja. O Prédio da Câmara ficou pronto alguns anos depois e a construção que vemos hoje é uma versão mais recente após várias reformas e melhorias.

Mapa da Vila de São Salvador e de parte da Vila de São João da Praia. Fonte: Canal Buenas Ideias

Mapa da Vila de São Salvador e de parte da Vila de São João da Praia. Fonte: Canal Buenas Ideias

4️⃣ O Porto, criado ao lado da igreja para escoar a produção de açúcar, acabou por escoar também a produção de toda a comarca e foi o principal responsável pelo desenvolvimento da Vila. Em 1847, o Imperador D. Pedro II visitou a vila e ficou impressionado com a grande movimentação portuária. O que fez com que ele elevasse a vila a categoria de cidade de São João da Barra em 17 de Junho de 1850.

Muito legal saber um pouco da nossa história, não é? Se você gostou, compartilhe com os amigos e amigas!

1 Comentário

Comentar

Campos Obrigatórios. *