Estatística realizada pelo site UOL, indica que na sociedade brasileira atual, as pessoas passam cerca de 20% de sua vida trabalhando, além do tempo utilizado para deslocamento entre a casa e o trabalho.
O trabalho, é uma das ocupações em que o ser humano gasta grande tempo de sua vida, por este motivo, o ambiente de trabalho pode ser algo muito saudável para o indivíduo ou bastante adoecedor.
A Síndrome de Burnout, é um dos processos de adoecimento que pode ser adquirido com o excessivo e prolongado nível de estresse no trabalho, sendo muito prejudicial para a saúde mental e física do indivíduo. Entretanto, esse é um assunto muito importante para ser mencionado em uma outra oportunidade…
Nessa postagem, temos muito que comemorar! Pois, no dia 01 de Maio celebramos o dia do trabalhador. Então, neste momento, mais importante do que falarmos sobre as enfermidades provocadas pelo trabalho, é lembrarmos o quanto o trabalho pode nos proporcionar qualidade de vida e saúde.
Emprego, ofício, ocupação, trabalho, serviço, independente do termo, é um fenômeno pertencente a vida do homem desde a sua origem, necessário para sua sobrevivência. Entretanto, vai além… É a partir dele que o indivíduo desenvolve e exercita sua capacidade de criação, com a possibilidade de se expressar de dentro para fora, de exercitar suas potencialidades. Então, o trabalho é a atividade na qual fazemos uma tarefa significativa que fortalece nossa identidade e nos auxilia no nosso desenvolvimento existencial.
Locke (1969) define satisfação no trabalho como o resultado da avaliação que o trabalhador tem sobre seu trabalho ou a realização de seus valores por meio dessa atividade, sendo uma emoção positiva de bem-estar.
Portanto, podemos perceber que o trabalho na nossa vida vai além do que somente o retorno financeiro. Ele nos proporciona realização pessoal; faz nos sentirmos úteis; nos auxilia a encontrarmos sentidos para a vida diariamente; exercita a nossa capacidade de criação, nos proporcionando saúde mental e desenvolvimento psicossocial.
Mas, lembre-se! Se o seu trabalho não lhe proporciona qualidade de vida, procure ajuda de um profissional.
Um grande abraço, até a próxima postagem.
Sérgio Alexandre Sá
Psicólogo
CRP 05/58383
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar