Google News HOME

Campos inicia nova etapa de inscrição para castração de cães e gatos

Entre os novos bairros estão: Centro, Lapa, Parque Riachuelo, Parque Oliveira Botelho, Parque Califórnia, Parque Salo Brand, Matadouro e Horto


  • Geral
  • 06 de Outubro de 2026 | 14h36 | Por: Lucas Arantes
 Foto: Reprodução / CCZ
Foto: Reprodução / CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses—CCZ inicia, nesta terça-feira (6), nova etapa de inscrição para castração de cães e gatos. Desta vez, tutores de animais de oito bairros serão beneficiados com o procedimento que acontecerá no Catramóvel 2, que está baseado no Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares, no Parque Calabouço.

Entre os novos bairros estão: Centro, Lapa, Parque Riachuelo, Parque Oliveira Botelho, Parque Califórnia, Parque Salo Brand, Matadouro e Horto. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site do CCZ (AQUI). Os procedimentos acontecem de segunda a sexta.

“Estamos finalizando as castrações da inscrição anterior, que beneficiou 10 bairros de Guarus, e abrindo essa nova etapa de inscrição. Os tutores dos animais já podem fazer o pré-agendamento no site. Lá também é possível acompanhar o andamento da inscrição”, explica o coordenador do CCZ, Luciano Souza.

O coordenador explica ainda, que ao levar o animal, o tutor deve apresentar comprovante de residência atualizado em seu nome, emitido nos últimos 90 dias, confirmando que reside em um dos bairros contemplados. “Também é necessário apresentar cópia e original do RG e CPF do tutor, comprovante de vacinação antirrábica do animal (aplicada há pelo menos 30 dias) e o formulário de inscrição preenchido”, explica Luciano.

Para serem castrados, cães e gatos devem ter entre 6 meses e 7 anos. Gatos devem pesar no mínimo 2 kg; cães entre 3,5 kg e 20 kg. Também é importante que os animais estejam em boas condições de saúde, sem pulgas ou carrapatos, e passar por uma avaliação veterinária antes da cirurgia. No dia da castração, é obrigatório jejum alimentar de 8 horas para filhotes de até 1 ano e 12 horas para adultos, além de jejum hídrico a partir das 6h da manhã. Lembrando que, cães devem ser levados com guia e coleira, enquanto gatos em caixas de transporte seguras.

É importante destacar que o CCZ não realizada castração de animais braquicefálicos, como, por exemplo, Shih Tzu, Lhasa Apso, Boxer, Pug, Pequinês, Bulldog, American Bully, Persa. Fêmeas prenhas, amamentando ou que sejam lactantes também não são castradas.

A castração é considerada uma das principais estratégias para o controle populacional de cães e gatos, contribuindo para a redução do número de animais em situação de abandono. O procedimento também auxilia na prevenção de diversas doenças e na redução dos riscos de transmissão de zoonoses, promovendo mais saúde e bem-estar para os animais e para a população.

Fonte: Secom / Campos 

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *