Esta primeira semana de junho começa com a expectativa para o feriado nacional de Corpus Christi, que será celebrado nesta quinta-feira (4). No entanto, o comércio campista poderá funcionar normalmente, conforme prevê a 7ª Cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), explicou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo), Joilson Barcelos.
A Convenção Coletiva de Trabalho determina que a carga horária será de 6 horas trabalhadas, com 15 minutos de intervalo para o lanche. O pagamento da hora extra desse dia é de 100% em relação ao valor da hora normal, mas a empresa também poderá fazer a compensação com um dia de folga.
Na sexta-feira (5), o funcionamento no comércio será normal. Já as instituições públicas municipais, estaduais e federais decretaram ponto facultativo para os servidores, exceto para aqueles que trabalham em serviços essenciais, como as redes de saúde e segurança. No sábado (6), as lojas também poderão abrir normalmente.
Neste feriado nacional de Corpus Christi, os católicos relembram a Última Ceia, momento em que Jesus compartilhou o pão e o vinho com seus discípulos, instruindo-os a repetir o gesto em sua memória. A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264, após o "Milagre de Bolsena", na Itália, quando uma hóstia teria sangrado durante a missa.
Fonte: Ascom / Sindivarejo
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar