A CAIXA lançou, nessa segunda-feira (09), projeto piloto de Microcrédito no âmbito do programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo Federal. A modalidade, chamada de Conquista + CAIXA, apoia famílias cadastradas no CadÚnico por meio de crédito produtivo. Com a presença do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e do presidente da CAIXA, Carlos Vieira, foram assinados os primeiros contratos do Microcrédito.
O projeto piloto terá duração de 90 dias e ocorrerá em três capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).
Carlos Vieira afirmou que o programa mostra a capacidade que a CAIXA tem de transformar o país com o microcrédito. "Esta parceria com o MDS permite alcançar famílias que têm capacidade empreendedora e disponibilidade o crédito do Acredita no Primeiro Passo. Com o Governo Federal garantindo este financiamento, conseguimos trabalhar com taxas de juros menores e estender o benefício a outras nacionalidades que foram absorvidas no Brasil, como forma de acolhimento a esses novos cidadãos", disse Vieira.
Para o ministro Wellington Dias, iniciativas como o Acredita são fundamentais para reforçar a promoção da cidadania e geração de renda. "Vimos na CAIXA uma oportunidade por ser o maior banco social do Brasil e um dos maiores do mundo. O objetivo do Governo do Brasil é tirar as pessoas da fome, mas também superar a pobreza e alcançar patamares mais altos. No Programa Acredita, a gente trabalha com a inclusão socioeconômica. Logo, logo, veremos essas pessoas que hoje recebem o financiamento assinando a carteira de outras pessoas e abrindo novas lojas", afirmou.
Projeto Piloto Microcrédito Acredita
O programa Acredita no Primeiro Passo tem por objetivo combater a pobreza e a desigualdade por meio do trabalho, oferecendo crédito e qualificação, com foco
em territórios de alta vulnerabilidade socioeconômica.
O programa vai atender empreendedores do CadÚnico, formais ou informais, com prioridade para grupos historicamente mais afetados pela desigualdade:
Condições do Microcrédito:
O programa chega como um impulso para mudar a vida de empreendedoras como Mery Huallpa Chapi. Natural de La Paz, a boliviana é uma entre tantos imigrantes que cruzaram a fronteira para trabalhar no ramo da indústria têxtil no centro de São Paulo.
Costureira experiente, Mery vê no apoio financeiro do Acredita a oportunidade de montar sua própria oficina. "Este projeto me empurra para correr atrás do meu sonho, para ajudar outras mulheres a cuidar de seus filhos e trabalharem com dignidade", afirmou.
Ela conta que seu objetivo é melhorar as condições de trabalho em sua área de atuação, especialmente de outras mães que não têm com quem deixar os filhos e são submetidas a jornadas de trabalho extenuantes.
Fonte: Ascom/ Caixa
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar