A tradicional Caminhada de Santo Amaro, que tem um percurso de cerca de 40 quilômetros, é uma manifestação de fé e devoção. Todos os anos fiéis percorrem o trajeto a pé por um propósito. Para o sucesso da missão, porém, é necessário seguir algumas orientações de segurança. A nutricionista do Hospital Geral de Guarus (HGG), Ingrid Bazílio, recomenda que os fiéis façam uma alimentação rica em carboidratos complexos cerca de uma hora antes do início da caminhada.
“Alimentação rica em carboidrato vai dar energia para o peregrino caminhar por muito tempo e eu estou falando de aveia, arroz integral, batata-doce, feijão e vegetais. Durante o percurso eu recomendo o consumo de frutas como maçã, banana, laranja e ricas em vitaminas e minerais que serão eliminados pelo corpo no ato da atividade física”, afirma Ingrid.
A nutricionista lembra que manter a hidratação também é fundamental. “Não adianta nada estar bem alimentado se o corpo também precisa de hidratação. Para o percurso, o ideal é o peregrino consumir cerca de um litro de água no trajeto, ingerindo aos poucos, a cada dois quilômetros em média. O uso de isotônicos também é recomendado para ajudar na reposição de eletrólitos e minerais perdidos”, orienta.
Apesar de uma boa alimentação e hidratação, a caminhada longa não é recomendada para todos. A médica do HGG, Tainara Magalhães, adverte que pessoas com doenças cardiovasculares, lesão muscular prévia ou doenças crônicas não controladas como diabetes e hipertensão devem se abster da longa caminhada.
“Estas pessoas devem procurar ajuda profissional médica com antecedência para se preparar. As pessoas saudáveis, com preparo físico planejado, descanso prévio, que fizeram uma alimentação leve no dia, se hidrataram adequadamente, fizeram alongamentos, estão liberadas para iniciar o percurso”, afirmou, Tainara.
Fonte: Prefeitura de Campos
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar