Google News HOME

Elenco profissional do Flamengo se reapresenta nesta segunda

As atividades marcam o começo da preparação para a temporada de 2026


  • Esporte
  • 13 de Janeiro de 2026 | 08h07 | Por: Catarine Barreto
 Foto: Adriano Fontes / CRF
Foto: Adriano Fontes / CRF

O elenco profissional do Flamengo se reapresentou nesta segunda-feira (12), no Ninho do Urubu, para dar início à preparação de olho na temporada 2026. O primeiro dia contou com uma bateria de exames e avaliações individuais pela manhã, enquanto à tarde Filipe Luís já comandou uma atividade de campo. 

As avaliações têm como principal objetivo mapear as condições física e de saúde dos atletas neste retorno às atividades. São realizados exames multidisciplinares, envolvendo áreas como medicina, fisioterapia, fisiologia e preparação física. Nesse processo, são analisados indicadores como força, mobilidade, simetria entre os membros e padrões de movimento, permitindo um diagnóstico individualizado após o período de férias.

De forma complementar, os jogadores também passam por avaliações com profissionais de odontologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, cardiologia e nutrição.

A divisão das avaliações em dois dias foi planejada estrategicamente para que o elenco não perca nenhum dia de treino ao longo da semana, otimizando o início da preparação para os próximos compromissos da temporada. 

“Tudo o que é feito é discutido entre a gente, passa por diversos debates e conversas para saber qual é a melhor decisão e quais ações devem ser realizadas”, explicou Fernando Sasaki, responsável pelo Departamento Médico do Flamengo.

O acompanhamento dos atletas, no entanto, não se restringe ao período presencial. Durante as férias, o clube manteve monitoramento remoto individualizado, com orientações específicas para cada jogador. As dependências do CT George Helal também permaneceram à disposição, caso houvesse necessidade de utilização durante o período de descanso.

“Depois de um ano tão intenso e com tanto tempo de trabalho juntos, a gente conhece a linguagem corporal, o jeito de falar e o histórico médico de cada atleta. Trabalhar com profissionais tão comprometidos facilita muito o neste processo”, contou Luiz Macedo, médico do Flamengo.

Com base nas informações coletadas nestes primeiros dias de trabalho, o clube mapeia pontos de atenção e de evolução, orientando a elaboração de programas específicos de trabalho para cada jogador. O objetivo é potencializar o desempenho físico ao longo da temporada e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de lesões.

“Estamos dando sequência a um modelo de trabalho que já vinha estruturado. Sabemos que há margem para evolução e, por isso, realizamos reuniões e ajustes pensando especificamente nessa temporada, que tem um calendário mais condensado antes da Copa do Mundo", disse o preparador físico da equipe, Diogo Linhares.

Fonte: Ascom/ Flamengo

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *