Google News HOME

Calor extremo pode ter efeitos sérios na saúde, principalmente no coração

Médico recomenda beber de 2 a 3 litros de água por dia, evitando excessos de bebidas alcoólicas e cafeína, pois podem causar desidratação


  • Geral
  • 31 de Dezembro de 2025 | 14h01 | Por: Lucas Arantes
 Foto: Halim Abdu Neme / Divulgação Secom Campos
Foto: Halim Abdu Neme / Divulgação Secom Campos

Com o aumento das temperaturas, especialmente durante os meses mais quentes, que vão de dezembro a março, a saúde do coração pode ser significativamente afetada. O calor extremo não afeta apenas o conforto, mas também pode provocar uma série de reações no organismo que impactam diretamente o sistema cardiovascular.

O cardiologista intervencionista Halim Abdu Neme, que integra a equipe de hemodinâmica do SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas, na Santa Casa de Misericórdia de Campos, que, juntamente com o Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), são as unidades de referências cardiológicas do município, reforça a elevada incidência de emergências cardiológicas durante períodos de temperaturas elevadas.

“O calor extremo está associado ao aumento de eventos cardiovasculares, como infartos, pois provoca desidratação e torna o sangue mais viscoso, exigindo mais do coração. Isso eleva o risco de trombose e arritmias, especialmente em pessoas com doenças arteriais silenciosas. Para se proteger, procure manter-se hidratado, evite atividades físicas intensas durante os horários mais quentes e monitore os fatores de risco. Buscar atendimento imediato em casos de dor no peito, falta de ar ou mal-estar pode salvar vidas”, orientou.

Halim faz um alerta para o crescimento preocupante de infartos em pessoas abaixo dos 40 anos. “Esse aumento está relacionado a fatores como sedentarismo, obesidade, estresse crônico, má alimentação, tabagismo, uso de anabolizantes e drogas estimulantes, além do controle inadequado da pressão e do colesterol”, pontuou.

 Por fim, o médico recomenda beber de 2 a 3 litros de água por dia, evitando excessos de bebidas alcoólicas e cafeína, pois podem causar desidratação. “Também é ideal consumir alimentos naturais, como frutas e saladas, e optar por carnes magras, evitando comidas gordurosas que dificultam a digestão”, acrescentou.

No caminho certo — O especialista fala com emoção do SOS Coração, programa que tem reduzido significativamente mortes por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), em Campos e região. “A redução de mortes por infarto é gratificante e mostra que estamos no caminho certo. O infarto é uma das principais causas de óbito no Brasil e no mundo, e mudar essa realidade em nossa cidade é motivo de orgulho e responsabilidade para todos os envolvidos no programa que salva vidas. Cada vida salva representa uma família completa e um coração que continua batendo”, comemorou. 

SOS Coração — Lançado oficialmente em 28 de fevereiro de 2023, o SOS Coração é um projeto pioneiro e inovador no município. Uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o Governo do Estado, e que já contabiliza 669 vidas salvas em decorrência do Infarto Agudo do Miocárdio.

O serviço tem como principal objetivo oferecer atendimento rápido e eficiente aos pacientes com IAM. Para isso, a intervenção deve ocorrer nas duas primeiras horas após a entrada dos pacientes nas unidades que integram a Rede de Atenção às Urgências e Emergências do município. O atendimento imediato reduz em 50% o índice de óbitos por infarto.

Fonte: Secom/ Campos 

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *