Google News HOME

Governador do RJ determina reforço de ações do Estado para enfrentar ondas de calor

A iniciativa inclui medidas já adotadas pelo governo e que serão ampliadas durante este período


  • Cidades
  • 28 de Dezembro de 2025 | 06h59 | Por: Lucas Arantes
 Foto: Divulgação/ Governo do Estado
Foto: Divulgação/ Governo do Estado

O governador Cláudio Castro determinou a criação de uma força-tarefa com representantes do Corpo de Bombeiros, das secretarias de Saúde e do Ambiente e da Cedae para monitorar e coordenar ações para enfrentar as altas temperaturas  e as ondas de calor que atingem o Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa inclui medidas já adotadas pelo governo e que serão ampliadas durante este período, como uma megaoperação de hidratação em locais de grande circulação, equipes com motolâncias para atendimento de emergência e emissão diária de alertas.

-  Estamos enfrentando temperaturas bem atípicas, sobretudo por conta das mudanças climáticas. Entendo que no enfrentamento ao calor extremo, o cuidado com a vida e a saúde das pessoas é nossa prioridade absoluta. Por isso, estamos atuando de maneira coordenada, preventiva, mobilizando várias secretarias, Cedae e Bombeiros, para precaver possíveis impactos no nosso estado e oferecer apoio imediato à população, especialmente aos mais vulneráveis - explicou o governador Cláudio Castro.

A Secretaria de Saúde vem adotando uma série de medidas para o enfrentamento das ondas de calor. Em julho de 2025, por exemplo, foi elaborado o Plano de Contingência Complementar para Enfrentamento ao Excesso de Calor, que está sendo atualizado para ser lançado nos próximos dias.

O governo vai empregar ainda cinco duplas de motolâncias, que ficarão estrategicamente posicionadas nas diferentes áreas geográficas da cidade, e três veículos de intervenção rápida. As equipes assistenciais serão compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, devidamente capacitados e equipados com os insumos necessários.

A secretaria também realiza emissão diária de alertas e orientações aos municípios, com monitoramento pelo painel Vigidesastres, a partir do qual gestores municipais recebem informações por e-mail e por grupo de WhatsApp com pontos focais de saúde, garantindo respostas rápidas e coordenadas. Há ainda o Painel Monitora – Excesso de Calor, que reúne informações técnicas para gestores e conteúdos simplificados para a população em geral.

São disponibilizados pontos de hidratação nas 27 UPAs estaduais, instalados em áreas externas para atendimento à população em situação de vulnerabilidade nos dias mais quentes. Nas unidades, é adotado protocolo de classificação de risco, com orientações para o manejo clínico adequado de pacientes com sintomas relacionados ao calor intenso.

Megaoperação de hidratação

A Cedae promoverá, neste domingo (28/12), uma megaoperação de hidratação em locais de grande circulação no Rio de Janeiro. Serão distribuídos, no primeiro dia, 10 mil litros de água potável nas praias de Copacabana e Ipanema e no Parque Madureira. Na segunda-feira (29/12), a ação chega também à Central do Brasil.

A operação contará com a chamada "Frota da Hidratação", que inclui uma kombi e 14 bicicletas posicionadas em postos de salva-vidas. Os pontos também oferecerão bebedouros para pets. Toda a água será proveniente da ETA (Estação de Tratamento de Água) Guandu, com monitoramento contínuo por laboratório móvel, garantindo a qualidade do abastecimento.

Bombeiros e Defesa Civil intensificam monitoramento

A Secretaria de Defesa Civil, por meio do Corpo de Bombeiros e do CEMADEN-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), segue emitindo alertas aos municípios sobre baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas. As principais recomendações à população são: evitar atividades físicas ao ar livre no período da tarde; manter hidratação frequente e redobrar atenção com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Ações ambientais

A Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e o Inea também acompanham os efeitos do calor intenso sobre recursos hídricos, vegetação e fauna, adotando medidas preventivas e ampliando a vigilância ambiental neste período crítico.

Fonte: Governo do Estado 

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *