A Firjan SENAI Campos está com inscrições abertas para 315 vagas gratuitas em diversos cursos técnicos de nível médio. As oportunidades abrangem diversas áreas de atuação e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet neste link até o dia 2 de janeiro – podendo ser encerradas automaticamente quando o número de inscritos atingir o limite de vagas oferecidas.
As aulas começam em 9 de fevereiro, e as oportunidades são as seguintes: na Firjan SENAI Campos, Eletrotécnica (tarde), Mecânica (tarde), Eletromecânica (tarde), Edificações (tarde e noite), Sistema de Energias Renováveis (noite), Construção Naval (manhã). Há ainda 120 vagas na Firjan SENAI Itaperuna nos cursos de Eletrotécnica (noite), Desenvolvimento de Sistemas (noite), Planejamento e Controle de Produção (noite), Segurança do Trabalho (noite).
Todos os cursos contam com 80% da carga horária realizada em aulas e atividades presenciais, e 20% autoestudo – ou seja, serão quatro dias da semana na unidade Firjan SENAI e um dia para o aluno desenvolver atividades individuais, indicadas pelo instrutor ou estudos realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por isso, é fundamental que o candidato tenha acesso a um computador com conexão à internet.
Processo seletivo
Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta seja de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovado por meio de uma autodeclaração.
A prova de seleção será realizada no dia 17 de janeiro de 2026, das 10h às 12h, consistindo em questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática. Não haverá cobrança de taxa de inscrição e matrícula, e o resultado será divulgado na unidade Firjan SENAI onde o candidato realizou a prova. Outras informações poderão ser obtidas diretamente na unidade Firjan SENAI mais próxima.
Escritório de Carreira
Os alunos ainda contarão com o “Escritório de Carreira”, da Firjan SENAI SESI, que vai conectar, de forma personalizada, os estudantes às oportunidades de emprego na indústria – que tem o maior salário de admissão entre todos os setores da economia, segundo pesquisa da Firjan.
O “Escritório de Carreira” oferece trilhas de formação para o mercado de trabalho, mentorias, workshops e um sistema de matchmaking – o “Conexão Vagas”, que combina e conecta perfis de alunos às demandas das empresas. Os alunos devem procurar a própria unidade onde estão matriculadas para participar das atividades.
Fonte: Ascom/ Firjan
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar