Moradores de Quilombo, no distrito de Dores de Macabu, em Campos dos Goytacazes (RJ), bloquearam a RJ-178 na manhã desta quarta-feira (19) em protesto. A manifestação foi motivada pela morte de um bebê de apenas dois meses.
De acordo com relatos de moradores, o bebê se engasgou na noite dessa terça-feira (18), e a família teria procurado socorro na Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. Contudo, foram informados de que não havia ambulância disponível. O único veículo estaria em viagem, acompanhando um paciente que havia sido encaminhado para uma revisão cirúrgica no Espírito Santo. Sem o socorro imediato, a criança não resistiu, segundo os manifestantes.
O bloqueio da rodovia foi realizado como forma de cobrança por melhorias urgentes no serviço de saúde da localidade. O Comando de Polícia Rodoviária (CPRv) foi acionado para controlar o trânsito e mediar a situação no local.
O NF Notícias entrou em contato com a Prefeitura de Campos e relatamos a situação apresentada pelos familiares. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde lamentou a morte do bebê e se solidariza com a família.
"A criança foi levada à UBS, recebeu todo atendimento pela equipe de plantão. Em seguida foi levada em um carro particular, acompanhada de uma agente comunitária de saúde, mas faleceu a caminho de uma unidade de urgência e emergência. A ambulância da UBS, no momento do ocorrido, estava em outro atendimento, que está sendo apurado pela Secretaria de Saúde", informou.
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar