O bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan, se reuniu com o Papa Leão XIV, em uma audiência realizada no último sábado (15). O encontro particular aconteceu na Biblioteca do Palácio Apostólico.
Através das redes sociais da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando contou alguns detalhes do encontro com o Papa, que durou cerca de 30 minutos.
“Além de me apresentar como Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, que ele certamente conhecia só por informes, expliquei a ele a origem e a razão pela qual foi criada pelo Papa São João Paulo II em 2002. Contei a ele a nossa história e lhe dei os documentos nossos e da Santa Sé a respeito. Dei a ele também alguns livros meus, artigos e esclarecimentos. Falei sobre o nosso itinerário teológico e espiritual, sobre como saímos do estado de separação da Igreja e de como chegamos à compreensão da necessidade da comunhão, na qual agora, graças a Deus e à Igreja, nos encontramos”, disse.
Ainda de acordo com Dom Fernando, o Papa Leão faz algumas perguntas sobre a sua posição. “Ele me fez várias perguntas sobre a nossa posição, que respondi corretamente, deixando-o bem satisfeito. Ele percebeu que somos bem diferentes de outros grupos radicais e cismáticos. Mostrei a ele como estamos em comunhão com o nosso bispo diocesano e com os outros bispos católicos. Expliquei-lhe como funciona o nosso seminário e nossa triagem de vocações. Expliquei-lhe que atendemos também 11 outras dioceses com a permissão ou pedido dos bispos locais. Falei-lhe, assim, e, portanto, da necessidade de continuar com a nossa Administração Apostólica pelo bem da Igreja.
Dom Fernando frisou ainda que já havia apresentado a carta de renúncia, pelos seus 75 anos, e a necessidade da continuação de ter um bispo. Destacou também que ficou satisfeito com a visita cordial e auspiciosa.
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar