Google News

Reinauguração do Palácio da Cultura atrai autoridades e artistas locais

A cerimônia de reinauguração do Palácio da Cultura abriu oficialmente o 6º Festival Doces Palavras


  • Cidades
  • 05 de Novembro de 2025 | 19h14 | Por: Lucas Arantes
 Foto: NF Notícias
Foto: NF Notícias

O Palácio da Cultura na Pelinca foi reinaugurado no início da noite desta quarta-feira (5), em uma cerimônia que marcou o início de um novo ciclo para o patrimônio histórico e cultural de Campos dos Goytacazes. O evento contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho, da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos, além de representantes de entidades culturais, artistas, músicos e apoiadores da gestão municipal.

Em entrevista ao NF Notícias, o prefeito Wladimir Garotinho falou sobre a reabertura do equipamento que estava fechado há 11 anos. “É uma semana importante para a cidade de Campos. O Palácio da Cultura marca gerações. Essa cultura se perdeu, ficou fechado por 11 anos e hoje o que vocês estão vendo aqui é uma conexão diferente. Além da parte cultural, mas tem também ciência e tecnologia”, disse Wladimir.

A presidente da FCJOL, Fernanda Campos, frisou a importância da abertura do espaço no Dia da Cultura. “A reabertura do Palácio da Cultura era necessária. Todos ansiavam muito por esse momento. Estamos realizados em poder, nesse Dia Nacional da Cultura, devolver para a cidade o Palácio da Cultura”.

A reabertura do Palácio, que estava desativado há anos, simboliza a devolução de um importante espaço à população campista, integrando a agenda cultural e educacional do município.

O espaço revitalizado abrigará a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e a Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha com acervo físico e virtual, uma outra parte do prédio será dedicada ao Centro Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cetec), com iniciativas estratégicas como a Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), e programas como Mais Ciência e Startup Campos, promovendo qualificação profissional e empreendedorismo.

Na área externa, foi construída uma pista de caminhada ao redor da estrutura, com o objetivo de transformar o Palácio em um polo de convivência.

A obra é considerada fundamental para reacender a alma artística da cidade e criar um ponto de encontro entre gerações, linguagens e saberes, conforme destacado pela presidência da FCJOL.

A cerimônia de reinauguração do Palácio da Cultura abriu oficialmente o 6º Festival Doces Palavras (FDP), evento que celebra a literatura, a música e a doçaria tradicional de Campos. O Palácio está pronto para receber exposições, apresentações, oficinas e projetos culturais, reforçando seu protagonismo na vida cultural da cidade.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *