O encontro reuniu autoridades civis e militares, empresários e lojistas, e marcou também a posse dos novos sócios ativos da entidade. Entre os participantes estiveram representando o 8º BPM, Major Rodighero, o comandante da 1ª Companhia, Tenente Viana, o comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington Levino, o coronel Ibiapina, secretario municipal de Ordem Pública, Geraldo Rangel da empresa White Segurança e o presidente da CDL Campos, Fábio Paes, que reforçou a importância da integração entre tecnologia, poder público e comerciantes.
Durante a reunião, realizada na sede da CDL Campos, foram debatidas as principais demandas do comércio em relação à segurança, especialmente no Centro da cidade. O Major Rodighero informou que até o fim do ano será feito um novo levantamento estatístico sobre ocorrências na área central, a fim de direcionar futuras ações conjuntas entre comércio e forças policiais. Ressaltou que para o movimento de final de ano a Polícia Militar pretende seguir suas operações com mais viaturas, incluindo um trailer itinerante.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Levino, destacou a importância da união entre o poder público, a iniciativa privada e as forças de segurança na construção de soluções integradas para fortalecer a segurança pública.
O Tenente Viana ressaltou a importância da população e os comerciantes registrarem os crimes, presencialmente ou online, para que a PM possa mapear a incidência criminal e reforçar o policiamento.
Sobre a situação dos moradores de rua no Centro, o Coronel Ibiapina citou a dificuldade de ação das forças municipais de segurança por conta da legislação e que a integração de vários órgãos é fundamental para as questões de segurança e sociais.
Geraldo Rangel apresentou um projeto inovador, em Campos, de totens de segurança com câmeras integradas e sistema de monitoramento remoto, já em fase de implantação na cidade. Destacou que os totens permitem maior agilidade na identificação de ocorrências e podem funcionar como pontos de vigilância permanente, além de ajudar a inibir delitos e oferecer suporte mais rápido às forças de segurança.
O presidente da CDL Campos, Fábio Paes, elogiou a iniciativa e sugeriu que os equipamentos sejam estrategicamente posicionados para criar um ‘cinturão de segurança’ no quadrilátero do Calçadão, reforçando a proteção de lojistas e consumidores que circulam diariamente pela região central.
“Com a instalação desses totens, poderemos conectar o comércio diretamente às forças de segurança, criando uma rede de vigilância inteligente. É uma ação que alia tecnologia, prevenção e cuidado com o nosso centro comercial”, destacou Fábio Paes.
A posse dos novos sócios ativos da CDL Campos foi conduzida por Marcelo Mérida, vice-presidente da Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CNDL), que ressaltou a importância do momento. Para ele, a noite representou um marco para o movimento lojista, ao integrar novos segmentos econômicos e ampliar a representatividade da entidade junto aos setores gastronômico e de serviços.
Fonte: Ascom/ CDL
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar