A CBF anunciou nesta quarta-feira (1º), uma série de mudanças no calendário do futebol brasileiro. As medidas, que passam a valer a partir do próximo ano e tem previsão de se manterem até 2029, tentam diminuir o impacto da grande carga de jogos.
A Copa do Brasil será completamente remodelada. Ao todo serão 126 times na disputa. A competição terá cinco fases inicias, com todos os 20 times da Série A entrando na quinta fase, a última antes das oitavas.
São 102 vagas distribuídas nos campeonatos estaduais. A fase 1 terá os 28 menores ranqueados. Na segunda entram os 74 melhores ranqueados que se juntam aos 14 classificados. Se somam outras quatro para os campeões das Séries C, D, Copa Verde e Copa do Nordeste na terceira fase.
A quinta fase, oitavas, quartas e semifinal serão em jogos de ida e volta. A final será em partida única que encerra o calendário do futebol brasileiro, em 2026 será no dia 6 de dezembro.
Os torneios passam a ter um limite de no máximo 11 datas. O formato será definido individualmente por cada uma das federações, assim como a distribuição das vagas para a Copa do Brasil. Eles têm datas-base de início em 11/01 e término 08/03.
O Campeonato Brasileiro de 2026 será iniciado no dia 28 de janeiro e o fim no dia 2/12. O formato segue o mesmo: 20 times se enfrentando em turno e returno. Quatro são rebaixados, seis têm vaga na Libertadores (quatro diretas para a fase de grupos e duas para a segunda fase) e outras seis para a Copa Sul-Americana.
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar