Durante uma fiscalização realizada no último sábado (27), agentes civis e militares da Operação Foco em parceria com a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, apreenderam uma grande quantidade de explosivos que eram transportados de forma irregular em um caminhão de cargas, no Posto de Fiscalização de Mato Verde.
O veículo, que transportava chapas de granito, chamou a atenção durante a conferência. Entre as cargas que constavam em nota fiscal apresentada pelo motorista, foram encontradas diversas caixas sem registro em nota. Ao abrirem o material, os fiscais descobriram que se tratava de explosivos e conectores usados para implosão de blocos, além de rolos de fios diamantados.
Foram apreendidos 11 caixas de conectores Thermistor, 30 caixas de explosivos (CA IV L), 22 caixas de explosivos (CA III) e 03 rolos de fios diamantados O motorista afirmou desconhecer a presença dos explosivos no veículo. Ele informou ainda que saiu do Espírito Santo com destino a Santa Catarina.
Apesar disso, as notas fiscais apresentadas não conferiam com a quantidade real encontrada. O caminhão e o motorista foram encaminhados para a 146ª Delegacia de Polícia de Guarus. A autoridade policial determinou a apreensão da carga com base no Art. 56 da Lei 9.605/98, e prosseguiu com a confecção do registro de ocorrência. O motorista foi ouvido e liberado. A carga foi autuada pela Secretaria de Fazenda.
“O transporte de explosivos sem a devida documentação representa um grave risco à segurança pública e à integridade das equipes e da população. A atuação conjunta dos órgãos de fiscalização é fundamental para garantir o cumprimento da legislação e coibir o comércio irregular desses materiais”, destacou a coordenação da Operação Foco.
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar