Uma série de denúncias foi enviada ao jornalismo do NF Notícias no que diz respeito à segurança em São João da Barra (SJB), Norte Fluminense, nos últimos dias. Segundo os moradores, que por medo preferem não se identificar, comunicados foram divulgados "desafiando" a presença policial no bairro Telê Santana, do outro lado da lagoa de Grussaí. VÍDEO AQUI.
Em um dos comunicados, divulgados em grupos de mensagens no dia 16 de setembro, os criminosos de uma facção que atua no local informaram que, após a instalação de um trailer da PM, eles "autorizaram" roubos em comércios e contra moradores, além de motos com torbal.
Porém, um vídeo que também circula nas redes sociais mostra a retirada do trailer do bairro, e, logo depois, em publicação com a data de quinta-feira (25), um novo comunicado informa que as proibições de roubos e motos com torbal haviam sido retomadas.
"Eu vejo como uma clara afronta à PM. Eles quiseram dizer que, se a PM está aqui, podem fazer tudo, mas, sem a ação do poder público, eles quem mandam. Tenho medo pelos meus filhos, minha família, porque isso demonstra que estamos entregues à criminalidade e não temos direito à segurança", desabafou um morador.
Outra moradora disse que havia se mudado para o bairro pela segurança, mas se arrependeu. "Eu pensei que aqui fosse calmo, mas essas mensagens mostram que quem manda são os bandidos. Eles quem autorizam ou não o que acontece aqui. Pretendo me mudar novamente, porque, mesmo sabendo que nenhum lugar é seguro, não me sinto mais em paz sabendo que estou em um local que é dominado pelo crime desse jeito", contou.
O NF Notícias entrou em contato com a Polícia Militar que por meio de nota informou que de acordo com o comando do 8° BPM, a implantação e retirada do Carro Comando (trailer móvel) obedece a critérios técnicos e prioridades para atuação dentro da unidade.
"Cabe informar que durante o período em que a base esteve em funcionamento, as operações foram incrementadas bem como o policiamento na localidade, assim que atingidos os objetivos de produtividade policial e redução de indicadores de criminalidade. A medida tinha como principal objetivo aumentar a sensação de segurança da população. Vale citar que mesmo após a retirada do Carro Comando, diversas operações seguirão sendo realizadas e o policiamento seguirá reforçado na região".
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar