SICOOB
KOMEDI

Paraesporte de Campos confirma presença na Olimpede 2024

A expectativa é de que a Olimpede vá reunir quase 3000 atletas e participantes


  • Esporte
  • 25 de Novembro de 2024 | 10h53 | Por: Catarine Barreto
 Foto: Divulgação/ Ascom
Foto: Divulgação/ Ascom

Cerca de 60 atletas e professores estarão participando da Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede), que acontecerá entre os dias 29 deste mês até 1° de dezembro, em Volta Redonda. A abertura está marcada para acontecer no ginásio do Clube dos Funcionários.

A delegação do Paraesporte/Enel/Uenf embarca na próxima quinta-feira (28) rumo ao sul fluminense. A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) disponibilizará o ônibus para o transporte da delegação campista. A expectativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Volta Redonda, organizadora do evento com apoio do Ministério do Esporte, é de que a Olimpede vá reunir quase 3000 atletas e participantes, representando 119 instituições, de 48 municípios, sendo 36 do Estado do Rio de Janeiro. Já confiram presença equipes de São Paulo e Minas Gerais.

O coordenador do Paraesporte, professor Alber Gomes, destacou que na Olimpede haverá a oportunidade de demonstrar o poder do esporte na superação de barreiras e promoção da inclusão.

"Os treinamentos foram intensificados e os atletas estão ansiosos para mostrar suas habilidades. O esporte transforma, empodera e promove autonomia. Mostrar à sociedade a capacidade dos nossos alunos é o maior prêmio", ressaltou o professor.

 A atleta campista Yara de Souza Gonçalves, está ansiosa em participar da Olimpede 2024. " Estou treinando muito e quero trazer outras medalhas como fiz no ano passado", explicou Yara que vai competir nas provas de salto em distância e corrida 100 m raso.

A competição terá diversas modalidades, como natação, atletismo, futsal, cabo de guerra, tênis de mesa, voleibol, badminton, taekwondo, além de jogos de salão (dominó, dama e xadrez), e também irá contar com judô e goalball, duas modalidades inéditas no evento.

As modalidades serão adaptadas para trazer acessibilidade para PCDs, abrangendo deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais, com a presença de voluntários para auxiliar e dar suporte.

 

Fonte: Ascom

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *