ZAP HOME - VERMELHO

Avanço do mar em atafona é destaque na imprensa internacional

A matéria destacou que o balneário do Norte do Rio de Janeiro, sofre com uma erosão crônica


  • Cidades
  • 15 de Fevereiro de 2022 | 08h38 | Por: Redação
 Foto: Arquivo NF Notícias
Foto: Arquivo NF Notícias
 Foto: Arquivo NF Notícias
Foto: Arquivo NF Notícias
 Foto: Arquivo NF Notícias
Foto: Arquivo NF Notícias

O avanço do mar na praia de Atafona, em São João da Barra-RJ, foi destaque da edição dessa segunda-feira (14) do Jornal Clarín, da Argentina. A matéria destacou que o balneário do Norte do Rio de Janeiro, sofre com uma erosão crônica agravada pelo aquecimento, transformando em uma paisagem devastada.

O jornal destaca ainda que, devido a uma combinação de fatores naturais e humanos, o mar avança até seis metros por ano e já submergiu mais de 500 casas em uma faixa de 2 km, e irá atingir mais residências.

O geólogo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eduardo Bulhões, explica que a erosão extrema, coloca Atafona entre os 4% da costa mundial onde o mar consome mais de cinco metros por ano, agravou-se agora devido às alterações climáticas, com "aumento do nível do mar" a longo prazo e "a curto e médio, com ressacas excepcionais e períodos prolongados de chuva e seca"

Três propostas foram apresentadas à Prefeitura Municipal de São João da Barra para conter a erosão, incluindo a construção de quebra-mares ou diques de quebra-mar para reduzir a força do mar e a recuperação artificial da praia com o transporte de areia do fundo do delta do rio.

Informações do Jornal Clarín.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *