A Secretaria de Defesa Civil, com o apoio do Comitê do Baixo Paraiba do Sul e da Coagro, instalou quatro réguas de nível no Rio Muriaé, na Usina Sapucaia, na manhã desta quinta-feira (28). A escolha do local foi estratégica, uma vez que fica próximo a pontos suscetíveis a desastres, como a localidade de Três Vendas, e ainda por ser o ponto de aferição mais próximo da foz do Rio Muriaé com o Rio Paraíba do Sul.
A equipe de Monitoramento da Defesa Civil foi responsável por orientar toda a ação e sinalizar os pontos onde os equipamentos foram instalados.
O Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana forneceu o aparelho que permite a aferição do nível das réguas. O acompanhamento diário, em períodos considerados normais, será feito por um funcionário da Coagro, que repassará as informações para a Defesa Civil para que o órgão faça a análise dos dados.
"A instalação das réguas possibilita a aferição do nível do corpo hídrico referente ao padrão de nível do mar pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O trabalho realizado hoje permitirá o acompanhamento do balanço hídrico do Rio Muriaé de forma mais assertiva, possibilitando um melhor acompanhamento pelo Setor de Monitoramento da Defesa Civil", explicou o secretário da Pasta, coronel Alcemir Pascoutto.
Fonte: SupCom
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar