A partir desta segunda-feira (17), o município passou a contar com cinco Centros de Referência da Covid-19: UBS São Sebastião, UBS da Penha, UPH de Ururaí, UBS Morro do Coco e Centro de Saúde de Guarus. O atendimento é das 7h às 17h, com testagem de todos os sintomáticos e assintomáticos e atendimento médico dos pacientes, caso necessário, e respeitando o protocolo único de atendimento em todo município. Estão sendo realizados os testes de antígeno (nasofaringe) e o testes rápidos (sorológico). Ambos com resultado em 15 minutos. A realização do tipo de teste em cada paciente será avaliada pelo profissional durante a triagem.
Em caso de internação, os pacientes que procurarem essas novas unidades de atendimento disponibilizadas pela Prefeitura, serão encaminhados para o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC).
Em Entrevista ao site NF Notícias, o secretário Municipal de Saúde e presidente do Fundação Municipal de Saúde, Adelsir Barreto, comentou o motivo dessa decisão, e qual o benefício essa descentralização trará ao município
“Com a descentralização, a assistência a população irá melhorar, diminuindo o sacrifício de se locomover, pois o CCCC na área central fica distante de alguns bairros e algumas localidades aqui do município”, falou o secretário.
Com esse novo sistema de atendimento, irá evitar a circulação de pessoas contaminadas pela Covid-19 nos transportes público e outros modos, assim reduzindo o contágio da doença.
Além dos Centros de Referência da Covid-19, o município já conta com seis Prontos Atendimentos de 24h: UPH de Ururaí, UPH de Travessão, UPH Santo Eduardo, UPH da Saldanha Marinho e Hospital São José. A UPH de Guarus conta com o atendimento exclusivo para as crianças. Nesses locais o atendimento é voltado para os pacientes com sintoma de moderado a grave, com serviço de triagem e porta de entrada para pacientes que necessitem de internação.
Por conta disso, a Rua Barão de Miracema será liberada após a desmontagem da estrutura de triagem.
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar