ZAP HOME - VERMELHO

Safra da Cana-de-açúcar fomenta a economia local e os investimentos do poder público ao produtor


  • Para semear esperança
  • 19 de Maio de 2022 | 08h29
 Ascom/Coagro
Ascom/Coagro

A safra da Cana-de-açúcar deste ano já está em andamento, e o município de Campos dos Goytacazes já tem uma usina moendo e fomentando a economia através da agricultura que a da Cooperativa Agroindustrial do Rio de Janeiro (Coagro). A Coagro realiza novos investimentos para que o mais breve possível seja colocado em operação a Usina Paraíso, na localidade de Tocos, na Baixada Campista. Os trabalhos podem iniciar na nova usina a partir do ano que vem.

Eu vejo com muita importância esse período de safra, uma vez que impulsiona a economia local, principalmente aos agricultores que enfrentaram muitas dificuldades quando as usinas de Campos encerraram suas atividades. Desde o primeiro momento que a Coagro chegou ao município e com o seu crescimento gradual a cada ano, foi incentivando e dando abertura aos agricultores que estavam sem esperança. Muitos desses buscaram outras atividades, pararam de fornecer cana e isso veio afim de contribuir.

Ressaltando que, eu acho importante que o poder público continue fazendo o que já tem sido feito que é a recuperação das estradas rurais, muitas desses reformas tiveram início no ano passado, na gestão do prefeito Wladimir Garotinho, juntamente com o secretário de Agricultura, professor Almy Júnior, que estão pensando no homem do campo e iniciaram um trabalho junto com o apoio do governo do estado de recuperar as estradas, seja ela de asfalto, ou de chão batido, mas, principalmente as de terra, pois quando chove, muitas vezes fica inviável o escoamento da produção rural do nosso interior. Em algumas dessas estradas, foram colocadas raspa de asfalto e bica corrida, melhorando alguns trechos e facilitando a vida do produtor rural. É de extrema importância esses investimentos no setor agrícola, por se tratar de uma vocação da nossa região e quem tem recebido agora apoio e incentivo por parte dos governantes.

Venho dizer uma coisa valiosa, que a população campista precisa apoiar e incentivar, as conhecidas “Feirinhas da Roça”. A prefeitura faz sua parte e está sempre divulgando através do seu site os dias e locais que essas feiras acontecem. Trata-se de produtos feitos com muito carinho e cuidado pelo homem do campo local e os populares precisam sempre estar incentivando, pois são alimentos da nossa região. A maioria dos produtos dos grandes supermercados, não são dos nossos produtores, e sim de fora do município.

As usinas precisam, além da operação para crescer a economia, não colocar o pé do pescoço do agricultor, as indústrias, assim como a Coagro, a Canabrava, que também estão em atividade, precisam parar de colocar o preço nos produtos do agricultor, onde os mesmos passam dificuldades e dependem das questões climáticas para a melhor produção, além das despesas para a preparação do solo e entre outros investimentos. O agricultor investe e sabe o tamanho dos seus custos, ou seja, ele não pode pagar para trabalhar. É importante que as usinas incentivem e paguem o preço justo para que ninguém saia perdendo.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *