ZAP HOME - VERMELHO

Março, o mês das mulheres e suas principais conquistas


  • Papo de Psicólogo
  • 17 de Março de 2022 | 11h22
 Reprodução
Reprodução

Um dia não foi suficiente, nem mesmo uma semana foi capaz de relembrar e comemorar tantas conquistas que as mulheres tiveram durante todo o processo histórico da sua construção social. Então, o mês de março foi destinado para recordar essas conquistas e refletirmos o que precisamos melhorar atualmente para proporcionar às mulheres uma convivência social saudável.

O dia 08 de março foi oficializado pela ONU (Organizações da Nações Unidas) na década de 1970 como o Dia Internacional da Mulher, uma homenagem às mulheres que trabalhavam em uma fábrica de tecidos na cidade norte-americana de Nova York. Neste dia, elas fizeram uma greve onde ocuparam a fábrica e iniciaram uma reivindicação para melhores condições de trabalho, com a diminuição da carga horaria, equiparação de salários como os homens e tratamento digno dentro do ambiente. A manifestação foi coibida de forma trágica, as mulheres foram trancadas na fábrica que foi incendiada. Cerca de 130 operárias morreram carbonizadas num ato totalmente desumano.

Com a formalização deste dia, os países representados pela ONU passam a assumirem formalmente o compromisso de realizarem atos de celebração para o dia dedicado à mulher. Na maioria dos países, são realizadas conferências, debates, reuniões e manifestações em massa com o propósito de afirmar o papel da mulher na sociedade atual.

É importante recordarmos o quanto as mulheres são dignas de respeito e valorização. Muitas mulheres marcaram a história do nosso País, onde podemos citar:

            - Maria Leopoldina, foi responsável pela a assinatura do decreto de separação entre o Brasil e Portugal na ausência de Dom Pedro;

            - Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, assinou a Lei Áurea abolindo a escravidão no Brasil em 1888;

- Tarsila do Amaral, pintora e desenhista foi quem pintou a obra mais cara de um artista brasileiro;

- Nísia Trindade Lima, Presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) a primeira mulher a ocupar o mais alto posto na fundação e responsável por firmar a parceria da Fiocruz com a Universidade de Oxford, bem como, laboratório AstraZeneca, que possibilita a vacinação no Brasil.

As mulheres atualmente estão cada vez mais conduzindo suas ações e se tornando versátil, bem resolvidas, buscando cada vez mais sua liberdade de escolha e uma vida mais saudável. Assegurando assim, seu direito à cidadania e legitimando seu papel na sociedade.

A trajetória percorrida pelas mulheres em busca de oportunidade, reconhecimento e igualdade, está sendo árdua. Entretanto, muito importante para o desenvolvimento de toda sociedade.

Reflita, pense e apoie as mulheres em luta por sua liberdade e seus direitos.

 

Um grande abraço, até a próxima postagem.

 

Sérgio Alexandre Sá

Psicólogo

CRP 05/58383

@psisergioalexandresa

 

Referências:

https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35598

semanario_340.cdr (palmital.sp.gov.br)

Março: o mês das mulheres - entenda o motivo - Free Walker Tours

Conheça mulheres que batalharam por uma vacina contra a covid-19 (correiobraziliense.com.br)

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *