ZAP HOME - VERMELHO

Prefeitura confirma surto de conjuntivite em Campos

População deve ficar atenta aos sintomas e procurar as unidades de saúde


  • Geral
  • 13 de Março de 2018 | 18h36 | Por: Editor
 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A cidade de Campos dos Goytacazes está passando por um surto de conjuntivite nos últimos dias. Segundo a Prefeitura, o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde confirma o surto da doença, caracterizado pela alteração do número de casos no cenário epidemiológico normal do município, registrado em um determinado período de tempo. A prefeitura não informou o número de pessoas atendidas.

Quissamã: O secretário de Saúde Ricardo Tigre informou que foram identificados no Hospital Mariana Maria de Jesus e nas unidades de saúde do município, na semana passada, um aumento de casos de conjuntivite do tipo viral. Somente no hospital foram registradas 51 notificações. A doença oftalmológica é contagiosa e exige alguns cuidados.  

Macaé: O aumento sucessivo do número de casos de conjuntivite em Macaé, é considerado pela Secretaria Municipal de Saúde como surto. De acordo com dados da Secretaria Adjunta de Média e Alta Complexidade, as unidades de emergência do município registram uma média de 150 atendimentos diários. O coordenador de Oftalmologia, o médico Flávio Cesário, alerta que este momento é considerado de pico da doença e a tendência é que o número de atendimentos comecem a diminuir nas próximas semanas.


Alguns cuidados que devem ser tomados para evitar a transmissão:

- Não compartilhe objetos de uso pessoal (toalhas, maquiagens, óculos, travesseiros, etc);
- Evite coçar os olhos; 

- Lave a mão com frequência;

- Evite banhos de mar e piscina;

- Evite locais com aglomeração de pessoas

- Realizar a troca diária de fronhas de travesseiros, no período em que a pessoa estiver com conjuntivite e nos próximos 15 dias.

2 Comentários

Comentar

Campos Obrigatórios. *