IPTU Campos

Faltou diálogo para harmonia entre os poderes?


  • Opinião NF
  • 23 de Janeiro de 2024 | 07h26
 Foto: Caio Mothé/ NF Notícias
Foto: Caio Mothé/ NF Notícias

Após um período de descanso merecido, voltamos a produção dos artigos em 2024, com o objetivo despertar o senso crítico dos nossos leitores e trazer assuntos para o debate.

O assunto mais comentado na cidade desde o final do ano passado, é a novela da LOA, que a cada dia ganhava capítulos eletrizantes. Nos bastidores da política, muitos dizem que toda essa confusão poderia ter tomado outro rumo se não fosse a falta de diálogo entre Wladimir e Marquinho Bacellar.

Desde o fim da famigerada “pacificação” entre os grupos Garotinho e Bacellar, ficou evidente que o presidente do legislativo não daria uma vida fácil para o grupo governista. Em seus discursos inflamados durante as sessões, Marquinho deixava claro a sua postura diante do atual cenário e cobrava repentinamente, um encontro entre Wladimir com os 25 vereadores para que pudessem acertar os ponteiros. Mas esse encontro nunca aconteceu.

Nos corredores da Câmara muito se falava desse encontro, a base governista via como forma de chantagem, mas para a oposição era a oportunidade de acertar algumas demandas necessárias para harmonizar o ambiente.

Mesmo com a votação da LOA (Lei Orçamentária Anual) travada na Câmara pelo presidente Marquinho, o diálogo parecia estar longe de acontecer. As redes sociais protagonizavam um verdadeiro show de acusações e de embates políticos entre oposição e governo. Precisou a intervenção do Ministério Público Estadual, para intermediar um acordo e assim colocar um ponto final nessa novela.

Enfim, o tão esperado encontro entre o chefe do executivo com os 25 vereadores aconteceu, vários assuntos importantes foram discutidos nessa reunião, onde ficou acertado para amanhã a votação da LOA durante a sessão ordinária.

Ao final do encontro, Bacellar falou de maturidade – “É o primeiro mandato meu, o primeiro dele, a gente jovem e acabamos acalorando demais as discussões”.

A falta de harmonia entre os poderes é um problema que pode afetar a estabilidade política e econômica para uma cidade. Para alcançar a harmonia entre os poderes, é necessário que cada um deles cumpra fielmente o seu papel.

A falta de harmonia entre os poderes pode levar a conflitos sejam eles pessoais, institucionais e políticos que prejudicam o desenvolvimento local.

Para evitar essas situações, é importante que cada um dos poderes exerça suas funções com responsabilidade e comprometimento.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *