A maioria dos concursos públicos de carreira militar, guardas municipais, entre outros, cobram como etapa classificatória para sua admissão o T.A.F. (Teste de Aptidão Física), onde se diferem de acordo com o nível de exigência para o cargo.
Durante os últimos anos, tenho observado a dificuldade ou negligência dos concurseiros para se atentarem a necessidade de paralelo aos estudos para a prova objetiva iniciarem também o treinamento específico para o TAF do seu edital.
Muitos candidatos só iniciam esse processo após o resultado da prova objetiva, diminuindo muito as chances de aprovação nessa etapa do concurso, além de conviverem com lesões, muito pela necessidade de acelerar o processo de treinamento em espaço curto de tempo, causando grande decepção quando a meta do edital não é alcançada sendo o candidato eliminado depois de meses ou até anos de dedicação aos estudos.
Em nossa região estamos com 2 disputados concursos abertos que exigem TAF, Polícia Militar do Rio de Janeiro (aguardando remarcação de prova objetiva) e Guarda Municipal de Campos dos Goytacazes, em fase de inscrições.
Lembrando que Corridas de velocidade/resistência, barras, flexões de braço e abdominais são alguns exemplos dos exercícios mais cobrados nos concursos.
A minha dica e orientação para esses concurseiros é que procurem desde já um Profissional de Educação Física em academias e se for dentro das suas possiblidades um treinador particular (personal trainer) ou uma Assessoria Esportiva para que seja direcionado um programa de treinamento para o seu cargo com o objetivo de alcançar as metas determinadas.
Por experiência própria de quem está trabalhando com TAF há 13 anos, com antecipação do treinamento e colocando o mesmo foco da prova objetiva e respeito a essa etapa que é eliminatória do concurso, você chegará preparado e livre de dores e lesões e principalmente tranquilo para ser aprovado no concurso que tanto se dedicou para ingressar.
Bons estudos e treinos!
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar