Google News

Dividendos ou a conta do Nubank?


  • Olhar Econômico
  • 26 de Setembro de 2023 | 07h32
 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Você, que deixa o seu dinheiro guardado na conta Nubank, deve estar rindo à toa com o rendimento de 1% todos os meses, não é mesmo?

É por isso que eu compreendo a pergunta: “Qual rende mais: dividendos ou a NuConta?”

Investir em ações? Pra quê, se nos últimos 12 meses ele conseguiu um retorno de 13% sem risco algum, apenas deixando o dinheiro parado na conta do "roxinho"?

Fonte: Bloomberg.

Mas existe um grande problema para esses investidores: a mamata de 1% ao mês com baixo risco vai acabar em breve.

Na última quarta-feira (20), o Banco Central cortou a taxa Selic para 12,75% ao ano e indicou novos cortes nas próximas reuniões.

O Relatório Focus, que mede as expectativas dos economistas para os próximos quatro anos, aponta uma Selic de apenas 9% no final de 2024.

O que você tem a ver com isso? A taxa Selic serve como referência para o rendimento da Conta do Nubank, e também para os vários Fundos DI espalhados por aí. Isso quer dizer que se a Selic continuar caindo, o rendimento desses investimentos lastreados em CDI também serão reduzidos. 

Sim, o rendimento hoje ainda é bastante interessante, o que faz muita gente ficar longe da renda variável. Mas não vai demorar muito para que esse rendimento caia cerca de 30%, se a inflação continuar comportada.

É por isso que nesses momentos de redução de juros tende a acontecer uma migração bastante intensa de investidores para a renda variável.

A última vez que entramos em um ciclo de corte de juros foi no fim de 2016:

Fonte: Bloomberg.

Quem recebia mais de 1% ao mês sem risco, começou a ver os rendimentos mensais desabarem e migrou boa parte dos seus investimentos para ações em busca de retornos melhores.

Isso fez a bolsa receber uma enxurrada de dinheiro que antes estava parada em renda fixa, o que ajudou as ações a apresentarem um retorno muito melhor que os investimentos baseados na taxa Selic nos anos seguintes.

Fonte: Bloomberg.

Eu não estou dizendo isso para te assustar. E também não estou sugerindo que você pegue todo o seu dinheiro investido na conta do Nubank ou em qualquer fundo DI para colocar em ações. Afinal de contas, um retorno de 9% ao ano, sem risco algum, não é de se jogar fora.

Mas é importante ter em mente que o rendimento desses investimentos vai cair e, ao mesmo tempo, a queda da Selic começará a deixar mais atrativo o investimento em ações.

Por esse motivo, se você ainda tem quase todo o seu patrimônio investido em renda fixa, é bom começar a migrar pelo menos uma parte dele para a renda variável.

Esperar a Selic recuar para começar a investir em ações pode parecer uma ótima ideia, mas você correrá o risco de pagar muito mais caro por elas lá na frente.

Por Paulo Nascimento Filho, empresário, assessor de investimentos pela Ancord, influenciador e criador de conteúdo sobre finanças e educação financeira.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *