KOMEDI
EXPOBARRA 2024
SICOOB
SICOOB 2

Ataques à imprensa como política oficial no legislativo


  • Opinião NF
  • 15 de Junho de 2023 | 07h33
 Foto: Reprodução/Tv Câmara
Foto: Reprodução/Tv Câmara

Não é de hoje que políticos de Campos (RJ), vem atacando jornalistas e veículos de comunicação pelo exercício de sua função. No ano passado, quando a imprensa local e nacional publicaram reportagens relacionadas a escândalos de corrupção envolvendo políticos da região, foi o suficiente para muitos usarem a tribuna da casa legislativa e suas redes sociais para atacar o trabalho da imprensa, que tem o seu papel de levar a informação a população.

Desta vez, o mais recente ataque aconteceu durante a sessão legislativa na Câmara Municipal de Campos, na tarde desta quarta-feira (14), quando o presidente da Casa, o vereador Marquinhos Bacellar proferiu um discurso ofensivo ao jornalista Rodrigo Gonçalves, do Jornal Folha da Manhã.

Os políticos precisam aprender qual é o seu verdadeiro papel na sociedade, saber das suas prerrogativas e funções, sejam elas no Executivo ou Legislativo.

Vale destacar, os vereadores que mais atacam à imprensa, são justamente os parlamentares ligados a oposição, liderados pelo clã Bacellar, com posturas agressivas, raivosas e intimidadoras, quando são contrariados.

Nós jornalistas estamos sob ataque - isso é evidente -, mas uma coisa é certa, a imprensa é atacada porque ela faz parte justamente da infraestrutura da democracia. Portanto, quem está sob ataque não é apenas um jornal ou um profissional: o que está sob ataque é a democracia.

Liberdade de imprensa é o direito das pessoas se informarem. Jornalistas não estão fazendo oposição, estamos mostrando a realidade dos fatos. A gente sai para trabalhar, apurar direito e ter acesso aos fatos, para levar informação e conhecimento para a sociedade. Os políticos se acham sempre as vítimas de tudo e fazem ataques justamente para criar uma versão distorcida da realidade.

 

Afinal, qual é o papel do vereador?

Segundo a Constituição Federal, ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *