KOMEDI

O reflexo da autoestima no empoderamento feminino


  • Papo de Psicólogo
  • 09 de Março de 2023 | 09h45
 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Neste mês das mulheres, em especial neste dia 08 de março, não podemos deixar de falar o quanto as mulheres possuem potencialidades. Sabemos que a autoestima está diretamente ligada com a descoberta dessas habilidades femininas, contribuindo para o reconhecimento de suas capacidades e seus valores. Por isso, neste artigo trouxemos trechos de um bate-papo com uma especialista em auxiliar mulheres nesse processo de descoberta da sua autoestima, a Consultora de Imagem e Estilo, Fernanda Sá.

Psicólogo: De uma forma geral, como você avalia a autoestima feminina?

Consultora: A maioria das mulheres, tem uma baixa autoestima, se sente desvalorizada e isso ainda ocorre pelo simples fato de que as mudanças enfáticas que se deram na sociedade ainda estão em andamento e muito lento.

Podemos observar, que toda mulher tem uma história, um estilo de vida, uma profissão, um objetivo, mas, cada uma desempenha papéis distintos que as tornam únicas. Seja ela: dona de casa, cuidando de sua família; ou até mesmo, empresária, regendo uma vida social. E muitas vezes, por desempenhar muitos papéis que envolvem o outro, acabam esquecendo de si e da sua imagem.

Psicólogo: A auto estima pode auxiliar no empoderamento feminino?

Consultora: No dia 8 de março, podemos destacar e celebrar um grande dia para as mulheres. Onde elas possuem na sociedade diante dos seus direitos e deveres, um dia reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1975, o Dia Internacional da Mulher.

Essa data, não é apenas uma parte da história. Essa data diz sobre nós, mulheres. E mais! Sobre o empoderamento feminino. Mas, afinal, o que seria empoderamento feminino? O empoderamento feminino nada mais é que a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero.

Ou seja, é muito mais do que pensamos e vemos. E no dia a dia, como Consultora de Imagem e Estilo, consigo vislumbrar essas questões em meus atendimentos. Percebo que muitas vezes nós, mulheres, temos dificuldade de ter uma “igualdade” em meio ao ambiente de trabalho por exemplo, não só pela forma que nos portamos, mas também, pela forma que nos vestimos. E são na maioria desses casos que a autoestima “vai por água abaixo”.

Você já parou para pensar, quantas vezes você recebeu um não, ou foi olhada diferente pela forma que se vestia? Quantas oportunidades você perdeu na vida, justamente por não olhar para você e cuidar de si? São pontos esses, que me fazem refletir e querer cada vez mais enaltecer mulheres através do autocuidado. Pois, é nítido que a imagem: importa, empodera e engrandece toda e qualquer mulher.

Psicólogo: Qual dica você daria para uma mulher fortalecer sua autoestima?

Consultora: Diariamente, temos diversos desafios a serem enfrentados e um deles, é a nossa autoestima. Por isso, meu objetivo hoje é encorajar você mulher a tirar todos os dias 10 minutos para você, praticar seu autocuidado e se sentir cada vez mais empoderada através dele. E assim, você verá que é uma construção inacabada e contemplará o quanto sua autoestima vai te levar a lugares mais altos.

Parabéns Fernanda, pelo seu dia e pelo brilhante trabalho em acompanhar o processo de autoconhecimento e desenvolvimento da autoestima de outras mulheres!

Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia e por todas suas conquistas!

Um grande abraço, até a próxima postagem.

 Sérgio Alexandre Sá

Psicólogo

CRP 05/58383

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *