ZAP HOME - VERMELHO

Cuidar da saúde também é coisa de homem - Novembro Azul


  • Papo de Psicólogo
  • 17 de Novembro de 2022 | 17h42
 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

No mês de novembro, ocorrem movimentos de conscientizações no mundo todo, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Tudo começou em 2003, onde amigos australianos em um bar criaram uma competição do melhor bigode, chamando essa competição de “Movember” (uma associação entre as palavras moustache + November, palavras que significam bigode e novembro respectivamente na língua inglesa). Nessa competição dois colegas tomando uma cerveja no bar, conversaram sobre tendencias da moda, onde foi percebido entre eles que o bigode não fazia parte naquele período, era um elemento fixo em décadas passadas. Eles brincaram em trazê-lo de volta, motivados pela mãe de uma amiga que estava arrecadando verbas para o câncer de mama. Foi então, que eles decidiram iniciar uma campanha para a saúde dos homens e o câncer de próstata, começaram cobrando de cada homem 10 dólares para cultivar o bigode. No início, 30 homens começaram a competição e foi tão animador, que em 2004 a campanha foi formalizada e cresceu com um objetivo maior.

O objetivo foi de conscientizar o mundo todo da importância do diagnóstico precoce para um melhor tratamento do câncer de próstata. Atualmente, segundo o Núcleo de Oncologia Catarinense, este câncer é o tipo mais comum entre os homens e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

O câncer de próstata em sua maioria, só apresenta os sintomas da doença, quando o tumor já está em fase avançada, sintomas como: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Como é uma doença silenciosa e só surgem os sintomas quando está avançada, os exames periódicos são importantíssimos para um diagnóstico precoce. Por isso, mesmo na ausência de sintomas, os homens a partir dos 45 anos devem procurar um médico urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que possibilita o médico avaliar alterações da glândula ou presença de nódulos suspeitos.

Então, não se esqueça que prevenir é melhor do que remediar, ou seja, realizar os exames de prevenção é bem menos agressivo e mais econômico do que realizar o tratamento da doença, e quanto mais precoce o diagnostico, maiores serão as possibilidades de cura.

 

Um grande abraço, até a próxima postagem.

 

Sérgio Alexandre Sá

Psicólogo

CRP 05/58383

 

Referências:

 

Movember - História - Um Conto Peludo - A História dos Primeiros Anos da Movember

 

http://www.periodicos.univag.com.br/index.php/picmed/article/view/1899

 

http://www.revista.universo.edu.br/index.php?journal=3universobelohorizonte3&page=article&op=view&path%5B%5D=8809

 

Novembro Azul: 4 coisas que é importante saber sobre o câncer de próstata - 01/11/2021 - UOL VivaBem

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *