Às vésperas de uma das eleições mais importantes do País, talvez tenhamos deixado passar despercebido uma data muito importante de conscientização. No dia 29 de outubro foi instituído mundialmente como o dia mundial do AVC, com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção. O acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame, é uma das doenças que mais mata e incapacita em todo mundo.
No Brasil, é a segunda causa de morte na população adulta e consiste no diagnóstico de 10% das internações públicas, com 400 mil casos/ano e mais de 100 mil óbitos, de acordo com o Ministério da Saúde.
O AVC pode ocorrer de duas formas:
- Acidente Vascular Isquêmico, ocorre com a falta de circulação no cérebro provocada por obstrução de uma ou mais artérias, possui sintomas como: perda repentina da força muscular ou visão; dormência da face, braço ou perna; dificuldade de comunicação oral; tonturas; formigamento em um dos lados do corpo e alterações na memória.
- Acidente Vascular Hemorrágico, é quando acontece um sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo, devido a hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue, traumatismos, etc. Possui sintomas como: dor de cabeça repentina; náuseas e vômitos; edema cerebral; aumento de pressão intracraniana e déficits neurológicos semelhantes ao provocados pelo AVC isquêmico.
Alguns fatores podem influenciar o desencadeamento do AVC, como:
Hipertensão, diabetes, tabagismo, consumo frequente de álcool e drogas, colesterol elevado, doenças cardiovasculares, sedentarismo e doenças do sangue.
O AVC, é uma doença conhecida como tempo-dependente, ou seja, o tempo é muito precioso, quanto mais rápido a pessoa consegue identificar a doença e iniciar o tratamento maior chance de recuperação.
Para a prevenção, o mais importante é possuir hábitos saudáveis: uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos regularmente, manter a pressão e glicose sob controle, beber bastante água e cuidar da sua saúde mental através da psicoterapia.
Então busque hábitos mais saudáveis e fique atento aos sinais os “minutos podem salvar vidas”.
Um grande abraço, até a próxima postagem.
Sérgio Alexandre Sá
Psicólogo
CRP 05/58383
Referências:
AVC (acidente vascular cerebral) ou derrame | Drauzio Varella - Drauzio Varella (uol.com.br)
O QUE É O AVC? ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL | AÇÃO AVC (acaoavc.org.br)
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar