ZAP HOME - VERMELHO

A importância do perdão


  • Papo de Psicólogo
  • 29 de Setembro de 2022 | 17h40
 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quem nunca passou por uma situação de constrangimento com outra pessoa e se sentiu ofendido(a)? Seja no seu trabalho, nos momentos de convivência com seus amigos ou familiares…

Situações essas, que produzem muitos sentimentos negativos no ofendido para quem o ofendeu. Entretanto, ressignificar esses sentimentos de uma forma positiva, é uma maneira de perdoar.

Mas afinal, o que é o perdão?

Perdão, um termo muito utilizado popularmente, onde muitas vezes tem seu significado distorcido. Apesar disso, a grande maioria compreende que a falta do perdão pode de fato afetar a nossa saúde mental ou física.

Sendo assim, o perdão tem sido definido por diferentes autores na literatura. Enright et al. (1998, pp.46-47) define como: “Uma atitude moral na qual uma pessoa considera abdicar do direito ao ressentimento, julgamento negativos, e comportamentos negativos para com a outra pessoa que a ofendeu injustamente, e, ao mesmo tempo, nutrir sentimentos imerecidos de compaixão, misericórdia e, possivelmente, amor para com o ofensor.”

Portanto, perdoar está ligado às respostas de uma pessoa a uma ofensa. Não seria esquecer o ocorrido ou evitar os sentimentos negativos provocados, mas um processo interno do indivíduo de não alimentar esses sentimentos e sim transformá-los em ensinamentos.

A pratica do perdão nos traz benefícios como:

- Construção de relacionamentos mais saudáveis;

- Melhora na Saúde Mental;

- Diminui a ansiedade, o estresse e a hostilidade;

- Melhora na autoestima.

É como diz a máxima atribuída a William Shakespeare: “O ressentimento é um veneno que tomamos esperando que o outro morra.”

Um grande abraço, até a próxima postagem.

 

Sérgio Alexandre Sá

Psicólogo

CRP 05/58383

 

Referências:

SciELO - Brasil - Aspectos conceituais do perdão no campo da Psicologia Aspectos conceituais do perdão no campo da Psicologia

https://1library.org/article/perd%C3%A3o-e-optimismo-abordagem-intercultural.y9n0n9wz

Perdão: o que é e como praticar? - eCycle

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *