SJB - CIRCUITO RELIGIOSO

Perfil de investidor: a importância de conhecer seus limites


  • Olhar Econômico
  • 28 de Setembro de 2022 | 11h34

O perfil de investidor, por vezes ignorado, é um dado fundamental. Trata-se de uma classificação adotada pelos atores do mercado financeiro para facilitar a escolha de ativos que estejam dentro das suas expectativas de riscos e retorno, auxiliando você a atingir seus objetivos.

Também chamado de Suitability, que na tradução seria algo como “aptidão”, o teste rápido pode ser encontrado na internet de forma gratuita, além de ser aplicado quando aberta uma conta para investimentos.

Três pilares compõem sua base: rentabilidade, liquidez e segurança. Assim é possível mapear o nível de importância de cada um dos pilares para você e assim definir seu perfil de investidor. Normalmente, na hora de decidir, é normal renunciar um pouco a parte da segurança, da liquidez ou da rentabilidade. O que você escolher para ser deixado um pouco de lado tem a ver com o seu perfil de investidor. Exemplo: um investidor com muito foco em rentabilidade e nem tanto em segurança, acaba preferindo investimentos de renda variável como a bolsa de valores. Já um investidor que faz questão de muita segurança, mesmo que lhe custe maiores rentabilidades, tende a preferir investimentos de renda fixa.

Existem vários caminhos no mundo dos investimentos, mas nem todos podem ser interessantes para você. A verdade é que não existe melhor ou pior investimento, existe aquele que é mais adequado para o que você deseja. Sabendo o seu perfil de investidor, você consegue ser direcionado para quais são os melhores investimentos de acordo.

Mas quais os tipos de perfil de investidor?

Perfil conservador - esse é o investidor que entre os três pilares, dá muito foco para segurança. Prefere investir em ativos que oferecem baixo risco, o que acaba influenciando seus objetivos. Foco aqui é preservar o patrimônio. Normalmente, são pessoas que estão começando e não se sentem à vontade para arriscar, ou então pessoas mais velhas que já acumularam um bom patrimônio e tem o foco em apenas preservá-lo. O investidor conservador aplica seu dinheiro em investimentos de renda fixa, como o Tesouro Direto, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e as Letras de Crédito (LCI e LCA).

Perfil arrojado - esse costuma não se abalar facilmente por eventuais perdas, porque entende que uma certa exposição ao risco pode ser compensada com melhores ganhos no final. Apesar do perfil arrojado ser associado à bolsa de valores, esses investidores adotam estratégias muitas vezes com investimentos menos arriscados, justamente para compensar eventuais perdas. Ou seja, renda fixa está presente em praticamente todos os perfis, pois é a base para a proteção de capital, inclusive em sua a reserva de emergência.

A indicação de especialistas é que se invista um percentual menor em títulos de renda fixa, mas ainda focar a maioria em produtos de renda variável, diversificando entre eles. O investidor arrojado pode investir em ações, FII's, índices, moedas, commodities, BDR's, ETF's etc.

Perfil moderado - seria como um meio-termo entre quem é conservador e quem é arrojado. O investidor moderado trata-se de uma pessoa que ainda mantém forte interesse pela segurança, mas está disposta a renunciar parte dela para ter retornos melhores. A combinação de títulos de renda fixa com ações de empresas consolidadas e FII's diversificando os setores por exemplo.

Outros

Existem também outros perfis que não são encontrados no teste, mas encontrados no mercado. Como, por exemplo, os super conservadores, com medo até mesmo de oscilações dos títulos de renda fixa e por isso investem apenas em ativos atrelados ao CDI.

Há ainda quem tem tanto medo de investimentos que prefere deixar na poupança, sem saber que, na verdade, acaba caindo numa armadilha em que realmente se perde dinheiro, já que o rendimento da poupança, por vezes, fica abaixo da inflação, diminuindo o poder de compra.

Por outro lado, existem os investidores que operam sem aversão ao risco, sem estratégia e embasamento. Investem a partir de achismos e rumores. Esse perfil é perigoso, e sendo o seu caso, procure um profissional do mercado para te ajudar.

Ficou interessado em montar sua carteira de acordo com seu perfil? Com a ajuda de um assessor de investimentos, é possível investir nos melhores ativos do mercado e contar com análises aprofundadas.

Importante: seu perfil de investidor pode mudar com o passar dos anos, então é importante refazer o teste de tempos em tempos.

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *