ANJ LIBERDADE DE IMPRENSA
Google News

Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução


  • Papo de Psicólogo
  • 15 de Setembro de 2022 | 18h28
 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Esse mês foi escolhido para a campanha brasileira de prevenção ao suicídio, conhecida como: “Setembro Amarelo”.

Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, um jovem de 17 anos, chamado Mike Emme que tinha um carro Mustang amarelo cometeu suicídio, então, no dia do seu velório seus pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas amarradas com frases de ajuda para as pessoas que estivesse passando por problemas de saúde mental.

Por este motivo, um movimento de prevenção ao suicídio com símbolo de uma fita amarela é realizado até hoje.

O suicídio está relacionado a problemas psicológicos, podendo também ter ligação com doenças físicas crônicas ou doenças terminais. De acordo com a organização Mundial de Saúde (OMS), mais da metade das mortes violentas no mundo tem como causa o suicídio, ocupando o segundo lugar dos principais motivos de morte entre pessoas de 15 a 29 anos (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2014).

Uma forma de ajudar as pessoas com ideações suicidas, é falar sobre esse assunto, diminuindo cada vez mais o distanciamento das pessoas em sofrimento psíquico, com as informações necessárias para buscar ajuda. Quando desmistificamos estas informações, temos cada vez mais possibilidades de salvar vidas.

Para cada suicídio, são atribuídas de 10 a 25 tentativas que não deram certo, metade das pessoas que se mataram já haviam tentado consumar o ato anteriormente (BOTEGA NJ, 2014).

Então, fique atento! Caso conheça alguém que esteja precisando de ajuda, é importante ouvir sem emitir julgamento e ter empatia sobre o sofrimento do outro, por mais que pareça insignificante para você. Precisamos respeitar a forma com que a outra pessoa lida com suas dificuldades e incentive a pessoa a procurar ajuda especializada.

O centro de Valorização da Vida, é uma associação sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e busca prevenir casos de suicídio. Caso precise, ligue 188 ou acesse o site www.cvv.org.br.

 

Um grande abraço, até a próxima postagem.

 

Sérgio Alexandre Sá

Psicólogo

CRP 05/58383

 

Referências:

Setembro Amarelo: como surgiu e por que ele é tão importante | Guia do Estudante (abril.com.br)

(PDF) Série temporal do suicídio no Brasil: o que mudou após o Setembro Amarelo? (researchgate.net)

5 years of Yellow September Campaign: Are we managing to prevent suicides? | Research, Society and Development (rsdjournal.org)

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *