Google News

Debate ou discussão?


  • Papo de Psicólogo
  • 01 de Setembro de 2022 | 17h00
 Reprodução
Reprodução

O dia de votação para eleições deste ano, aproxima-se cada vez mais. Com isso, os debates entre os candidatos vão se tornando cada vez mais frequentes. As emissoras de televisão, estão organizando os debates para que os eleitores consigam compreender as propostas politicas de cada candidato e façam a sua melhor escolha. Porém, temos observado que em alguns momentos o debate tem perdido seu objetivo e se tornado uma discussão entre candidatos.

Como podemos compreender que aquele momento deixou de ser um debate para se tornar uma discussão?

O debate tem por objetivo trazer conceitos e confrontar teses. Pode se dizer, que é algo mais cientifico e racional, com o propósito de utilizar a razão e a técnica do conhecimento para convencer o outro de suas propostas e ideias. Portanto, o debate também expressa a habilidade de comunicação do indivíduo e a sua capacidade comunicativa de argumentar suas afirmações.

Já na discussão, o lado emocional sobrepõe a razão, trazendo à tona os problemas maus resolvidos entre ambos, as disputas de interesses pessoais, que vão interferir no decorrer da discussão, podendo perder o seu real objetivo ou se tornando algo mais agressivo.

Como eleitores, é importante compreendermos em que momento as emoções do debate sobrepõem as razões e o quanto o debate perdeu seu objetivo se tornando uma discussão. Quando percebemos esse momento, conseguimos filtrar aquilo que realmente é importante para nós, nos auxiliando na decisão de voto.

Também não podemos esquecer que debates e discussões, fazem parte do nosso dia a dia. Em muitos momentos precisamos diferenciar se realmente estamos debatendo algo importante, seja em nosso ambiente de trabalho ou no convívio social, avaliando se tornamos aquele momento de debate uma discussão.

Um grande abraço, até a próxima postagem.

 

Sérgio Alexandre Sá

Psicólogo

CRP 05/58383

 

Referências:

Debate, diálogo e discussão - Só Sergipe (sosergipe.com.br)

Discussão, debate ou diálogo: quando os conceitos interferem nas nossas relações - Ideia de Marketing

Diferença Entre Debate e Discussão - Idioma 2022 (esdifferent.com)

 

Seja o Primeiro a Comentar

Comentar

Campos Obrigatórios. *