Há anos operando na Região Norte Fluminense, o Porto do Açu é um dos maiores complexos Porto-indústria do País, tem o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil e é responsável por 25% das exportações brasileiras de petróleo. Além dos impressionantes números que impactam positivamente a economia, o Porto coleciona bons exemplos de atuação social no território.
Talvez, um dos segredos para o desenvolvimento de projetos sociais diferenciados tenha sido a criação do Conselho de Desenvolvimento Local – CDL. Este mecanismo congrega pessoas de várias instituições representativas das cidades de Campos e São João da Barra e contribui para o melhor entendimento do território e direcionamento dos projetos criados pelo Porto.
Dentre os vários projetos, vale destacar o Juventude Empreendedora, desenvolvido pelo Porto em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de habilidades e competências de jovens empreendedores de São João da Barra, buscando gerar opções viáveis de renda e impacto social.
Eu tive o privilégio de participar do processo de desenvolvimento desse projeto como palestrante e jurado, avaliando as apresentações de vários empreendedores. Assim, o meu testemunho é de alguém que olhou nos olhos de muitos jovens que tiveram a sua vida transformada com o estabelecimento de novas perspectivas. Pode ser que alguns dos empreendimentos planejados pelos participantes não consigam avançar diante da complexidade da dinâmica de mercado. No entanto, as experiências adquiridas e a injeção de autoestima já deixam um legado com potencial de transformar também o território a partir do desenvolvimento da cultura empreendedora.
No último sábado (27/08), 15 jovens exibiram seus empreendimentos na Feira de Negócios do Juventude Empreendedora. O evento, que teria apenas 10 participantes, foi ampliado após o time de avaliadores julgarem que todos os empreendedores possuíam grande potencial para receber o recurso semente de R$ 1.000,00 (mil reais) para investir em suas ideias e seguir para a próxima etapa. Desde janeiro de 2022, eles estão em processo formativo, que contou com consultorias, facilitações e vivências para a estruturação de seus próprios negócios.
Confira os empreendimentos que participaram do projeto e da Feira de Negócios:
Conheça mais sobre o projeto em @juventudecieds
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar