Os hackatons ou maratonas de inovação são eventos nos quais empresas apresentam desafios ligados à sua gestão para que recebam propostas de soluções vindas de grupos integrados por profissionais de diversas áreas, como programadores, designers, administradores. Ao fim, as melhores propostas são consideradas vencedoras, e os integrantes da equipe recebem premiações, podendo inclusive a solução proposta ser o projeto-base para a criação de uma startup.
Para além das premiações, os hackatons promovem uma experiência sem precedentes para todos os envolvidos. As empresas recebem propostas inovadoras sobre seus problemas, os participantes aprendem de forma intensiva a trabalhar sob pressão e a utilizar metodologias ágeis e os jurados e mentores adquirem novas experiências com a dinâmica interativa do evento.
No último final de semana (19, 20 e 21 de agosto), o Instituto Federal Fluminense (IFF) promoveu o HackIFF, consolidando-se de vez como a instituição de ensino da região com maior contribuição para a inovação. O IFF já possui um Smart Campus na localidade de Martins Lage, em Campos, que abriga um Polo de Inovação e uma unidade da EMBRAPII. Além disso, colabora de forma protagonista com outro ator do ecossistema de inovação local, a TEC Incubadora.
São vários os profissionais do Instituto que cooperam para essa condição de referência em inovação, mas um deles me parece ser o expoente nesse contexto, o professor Henrique da Hora, que é onipresente nas questões ligadas ao tema. Além de presidente da Incubadora e diretor do Polo de Inovação, Henrique possui uma atuação histórica na região, fundamental para a consolidação das empresas juniores, políticas de fomento à inovação e mobilização para o empreendedorismo.
Considero muito justo o reconhecimento das contribuições não só do professor Henrique, mas também do reitor Jefferson Manhães, que soube incorporar com habilidade o tema inovação às ações e diretrizes do nosso querido e relevante Instituto Federal Fluminense.
Saiba mais sobre o HackIFF em: https://hackiff.com.br.
Seja o Primeiro a Comentar
Comentar